FAN abre temporada de competições 2016 - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

FAN abre temporada de competições 2016

Compartilhe
A Federação Aquática Norte-riograndense – FAN abriu no último final de semana a temporada de competições oficiais da natação potiguar. Diante de tradicionais equipes que têm disputado o Campeonato Estadual, diversos novos atletas e equipes elencaram o evento que agitou a piscina do Complexo Educacional Henrique Castriciano – EDHC. As etapas previstas para o sábado 19 (manhã e tarde) e domingo 20 de março (manhã) distribuiu provas com a novidade da inclusão do revezamento misto (02 homens e 02 mulheres).

Foto: FAN


O colégio Expansivo foi destaque ao disparar na pontuação dentre equipes com 3053 pontos, seguido do Contemporâneo (1958 pontos) e do CEI (1316 pontos). O SESI, atual campeão estadual de 2015 foi o penúltimo na pontuação parcial, à frente somente do IFRN. Isso devido à “migração” de diversos atletas para a equipe do Aeroclube, que voltou a participar do Estadual após a mudança de técnico, demonstrando o quanto nadadores podem ser fiéis à metodologia que imprime amizade e cumplicidade entre técnico e atleta.

















Para participar do Campeonato Estadual de Natação o atleta precisa estar vinculado à FAN através de uma entidade também vinculada. O cadastro do atleta permite que além da classificação oficial seu currículo seja observado pela entidade maior da natação no Brasil, a CBDA. Isso permite que um atleta em destaque possa ser indicado para figurar a seleção brasileira, claro após conquistar determinado índice numa prova. Eventos a nível regional em que não seria necessário alcançar índice também recebem atletas indicados pelas respectivas federações para figurar a seleção do Estado, conforme seu desempenho registrado em competições oficiais. É o caso dessa 1ª fase do Campeonato Estadual em que a FAN irá selecionar os atletas da equipe potiguar para participar do Interfederativo Dr. Milton Medeiros, em julho na capital cearense.

Foto: FAN

Embora a participação no Campeonato Estadual tenha imprimido desinteresse nos últimos anos, cada vez mais perdendo atletas e destaques por motivos outros, a comunidade aquática ainda aposta na renovação dos nadadores. Apoio, locais para competição e principalmente patrocínio têm sido os maiores algozes da promoção de um dos maiores eventos de natação do Estado. Para efeito de comparação, em novembro do ano passado, nas últimas etapas dos campeonatos estaduais absoluto e máster, 129 nadadores participaram do máster contra 125 do estadual absoluto.

Em décadas como a de 1990, a categoria júnior 2/sênior era uma das mais disputadas do Estadual, com 02 ou 03 séries somente do 100m Livre Masculino. Chegar em 08º no 400m Livre era um feito inédito, diante da dedicação para cada vez mais melhorar e conseguir pódio. Hoje, preocupa a migração para o máster, onde os nadadores se reencontram num ambiente de afabilidade.

Categorias do Campeonato Estadual de 2016

Diversos elementos poderiam indicar o desinteresse cada vez maior do Campeonato Estadual, como a participação maciça de entidades educacionais. Das 10 equipes, 08 são de entidades educacionais, enquanto apenas 02 clubes participam do Estadual. Seria provável que o Campeonato Estadual tivesse se tornado um campeonato exclusivamente escolar com seus prós e contras. Não é à toa que as maiores disputas estejam concentradas nas categorias mirim/petiz, embora raras exceções sejam destaques comparados com atletas do júnior/sênior.

Foto: FAN

Dado o início da temporada, ainda mais 05 competições (03 fases do Estadual, o Circuito FAN e a Copa Potiguar) prometem instigar os atletas e equipes que irão figurar o ranking de 2016. No blog, você acompanha na página do calendário da FAN o agendamento e informações sobre os eventos oficiais, balizamento, resultados, rankings, recordes e pontuações de equipes. Confira abaixo os links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes