Masters do RN tem tabela de recordes divulgada - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Masters do RN tem tabela de recordes divulgada

Compartilhe
A FederaçãoAquática Norte-riograndense – FAN reconheceu e publicou a tabela de recordes das provas do Campeonato Estadual Master. Criado em 2015, o Campeonato Estadual Master do RN é fruto do circuito promovido anteriormente com registro de competições masters desde 2005 a 2014. A tabela agora enfim reconhecida está anexada ao Regulamento da temporada de competições masters de 2016.


Segundo informações não-oficiais, desde 2005 que se tem registro de competições masters no RN. Na época, algumas competições aconteciam concomitantes aos circuitos de escolinha, quando nadadores masters e infantis nadavam praticamente se esbarrando pela piscina. Aos poucos, reconheceu-se a necessidade de separar ambos grupos etários, tendo em vista a maior comodidade entre os nadadores.

Em 2008, o circuito master ganhou impulso próprio com um regulamento específico a partir de então figurando os atletas num ranking anual e premiando os melhores do ano. Já em 2010, atletas universitários de Mossoró encontravam nas competições masters outra opção além da única competição universitária que até então a FNDU realizava. Diversos universitários foram destaques potiguares representando as maiores universidades do Estado: UFRN, UFERSA e UNI-RN.

Com a adesão cada vez maior dos nadadores que ora voltavam às competições de outrora, ora participavam de suas primeiras experiências no master, o circuito foi se expandindo de modo a exigir a inclusão de provas como os 200m Medley, os 100m estilos e os revezamentos mistos das faixas 100+ e 160+.

Embora em 2014 tivesse havido um problema com a consideração dos recordes e bonificação de pontos aos atletas, hoje a federação dispõe de registros dos melhores tempos de cada prova tanto em piscina de 25m quanto em 50m. E para tanto, o regulamento prevê a bonificação de 10 pontos a cada recorde batido.

Masters potiguares durante o NNECO de 2014


Além da tabela de recordes anexada ao Regulamento deste ano, vale observar que a partir desta temporada os atletas só poderão nadar 02 provas individuais por etapa. Reivindicações dos nadadores enfim foram ouvidas através da intervenção de autoridades da natação master no Brasil. Oferecer 04 provas individuais por etapa como anteriormente comprometia o próprio status da federação.

Os nadadores masters reconhecem assim o mérito da Presidenta da FAN, Rosileide Brito, ao ter promovido as competições masters no Estado e até então ter adaptado à realidade distinta das competições tradicionais no absoluto. Em detrimento de uma associação local ainda inerte e sem contar com apoio do Governo ou de patrocínios, a Federação ergue a bandeira da promoção da natação na categoria master, possibilitando que ex-atletas retornem à uma das melhores práticas esportivas da Humanidade.

Nadadores potiguares na Copa Brasil de 2015


A primeira etapa do Campeonato será realizada dia 16 de abril e espera-se a adesão de grande público de nadadores e equipes. Demais informações você confere nos links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes