Inspiração para a paz olímpica - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Inspiração para a paz olímpica

Compartilhe
Assim como em todas as edições anteriores, a paz entre as nações é o maior objetivo dos Jogos Olímpicos. Celebrar a paz olímpica evoca grandes exemplos de histórias de como o esporte une as pessoas. E Nelson Mandela é inspiração de luta por causas humanitárias.

O esporte é capaz de criar esperança onde antes só havia desespero. Ele tem mais poder do que os governos para quebrar barreiras raciais. Ele debocha de todos os tipos de discriminação” – Nelson Mandela.

Quando apareceu na Copa Mundial de Rúgbi de 1995 usando a camisa verde e dourada do Springbok, ele transmitiu uma forte mensagem de paz e harmonia. Naquele ano, a África do Sul venceu a Copa do Mundo. François Pienaar ainda se lembra do calafrio que percorreu sua espinha quando Mandela lhe entregou o troféu. Foi um momento esportivo que ajudou a construir laços entre comunidades que estavam divididas há muito tempo pelo racismo.

D.P.



O líder sul-africano Nelson Mandela foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias. Nascido em 18 de julho de 1918, na cidade de Transkei, Nelson Rolihlahla Mandela era filho único do casal Henry Mgadla Mandela e Noseki Fanny, que integrava uma antiga família de aristocratas da casa real de Thembu. Faleceu em 05 de dezembro de 2013, em sua casa, na cidade de Johannesburgo, em decorrência de uma infecção pulmonar.

Conheça um pouco mais da história de Mandela clicando no link do Brasil Escola.

Fonte:

Aniversariantes