Mulheres que fizeram e fazem a diferença na natação potiguar - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Mulheres que fizeram e fazem a diferença na natação potiguar

Compartilhe
Em homenagem ao dia das mulheres, selecionamos algumas personalidades que de alguma forma contribuíram decisivamente para fazer a natação do RN se destacar no atual cenário. Nesses 51 anos de FAN, cada uma delas ganha destaque especial, sem esquecermos de tantas outras que estão nos bastidores. 


Ana Catarina Azevedo
Nadadora da década de 1980, Ana Catarina foi campeã brasileira e sul-americana (absoluto) e manteve seu antigo recorde sul-americano nos 100 m Costas por muito tempo, até ser batido por Fabíola Molina e posteriormente por Etiene Medeiros (recorde atual). Hoje, Ana Catarina seria nadadora master. Em 1998, Ana foi Top 10 FINA Master nos 100 m Costas (01'09.31''), conquistando a 4ª colocação, tornando-se assim a primeira nadadora potiguar a ser Top 10 FINA do mundo. Além disso, é casada com Eduardo Scherer, irmão de Fernando Scherer, o "Xuxa" da natação.

Ana Catarina, destaque das décadas de 1980/90


As gêmeas Karen e Katilen Liberato
Elas abrilhantaram os campeonatos estaduais e regionais juntas, na mesma prova ou em provas diferentes e por incontáveis pódios, hoje são destaques que inspiram outras nadadoras no mesmo desafio. Katilen foi vice-campeão brasileira nos JUBs 2017. Karen tornou-se a mulher mais rápida do RN, ao nadar os 50 m Livre abaixo de 27.00'' (26.74''). Ambas são campeãs e recordistas estaduais nas especialidades das prova de borboleta e livre, chegando a bater o recorde brasileiro da prova de Revezamento 4x50m Livre Misto da categoria master em 2019.

Karen e Katilen Liberato ao lado de Joanna Maranhão


Joana Neves
Uma das nadadoras potiguares paratletas mais atuantes em conquistas não só para o RN, mas para o Brasil. Joana é campeã mundial nos 50m Livre e Rev. 4x50m Livre Misto, também é vice-campeã paralímpica nos Jogos do Rio 2016 e ainda foi bronze nos 100m Livre do mundial de Glasgow 2015. Em 2016, foi eleita pela Best Swimming a melhor nadadora paralímpica do Brasil e em 2020, foi eleita a melhor da década (2010-2019).

Joana Neves, destaque mundial das paralimpíadas


Gisele Simplício
É uma das nadadoras mais atuantes na história da natação do RN. Possui vasto currículo, desde quando iniciou a competir na década de 1990, passando pelas categorias de base e tendo sido listada pela Best Swimming como a mulher que mais detém recordes absolutos do RN (ao todo 03: 100m Livre, 50m e 100m Costas). Além disso, hoje Gisele atua na categoria master, incentivando diversas outras nadadoras que estão surgindo, tendo sido multi-campeã numa mesma edição de um campeonato sul-americano para masters em 2019.

Gisele Simplício, inspiração para as novas gerações

Luíza Rodrigues
Campeã sul-americana de nado artístico, a carioca com coração potiguar Luíza Rodrigues, a exemplo de Bruno Fratus, teve sua infância e adolescência em Natal, despontando nos primeiros campeonatos estaduais da FAN. Em 2019, Luíza havia integrado a seleção de nado artístico do Brasil que conquistou a inédita medalha de ouro para a atleta recém-chegada ao Rio de Janeiro. Isso porque Luíza havia sido contratada no mesmo ano pelo clube Fluminense e daí despontou para a seleção brasileira. Há estimativas de que a atleta venha a integrar a seleção principal rumo aos jogos olímpicos.

Luíza Rodrigues, promessa de atleta olímpica


Rosileide Brito "Galega"
Primeira mulher a assumir a presidência da FAN após 30 anos de domínio masculino, resumir o que Galega fez pelos esportes aquáticos é pouco. Em sua gestão, a seleção olímpica de nado artístico da Rússia (antigo nado sincronizado) havia feito uma exibição no Sesi Clube em 2004. Em 21 anos comandando a federação, Galega também viu despontar os nadadores Bruno Fratus e Marcos Macedo, desde suas primeiras competições no RN, além de ter perdido as palavras quando torceu pela conquista do título mundial de Marcos Macedo em 2014. Inovadora, buscou apoio de principais técnicos e professores para disseminar a categoria master, que hoje possui campeões e recordistas brasileiros e sul-americanos e top 10 FINA. Só um livro para elencar o que Galega fez como mulher na gestão dos esportes aquáticos do RN.

Rosileide Brito, pte. da FAN


Parabenizamos assim, a todas as mulheres aqui representadas dentre nadadoras, árbitras, professoras, técnicas, torcedoras, mães e esposas de atletas. São todas muito especiais, cada uma com seu jeito próprio de abrilhantar a natação potiguar.

3 comentários:

  1. Anônimo9/2/24 21:47

    Só senti falta de uma excelente ex-atleta, Marcely Andrade, fez sua carreira defendendo as cores da Facex. Marcely mesmo depois de mais de 10 anos fora das piscinas continua sendo a terceira atleta entre homens e mulheres com mais recordes em categorias de federados. Além disso, ela foi a única mulher potiguar a conquistar medalha em brasileiro escolar, não somente uma, mas três medalhas. Ainda detêm três recordes absolutos, porém infelizmente é esquecida pela natação do RN. Lembro-me que ninguém segurava Marcely quando se tratava do nado de peito.

    ResponderExcluir
  2. Essa homenagem não exclui ou exime qualquer mérito das mulheres que fizeram e fazem a natação potiguar, especialmente as que abrilhantaram as décadas de 1970, 80 e 90, motivando e fazendo acontecer. Foi uma mulher que comprou minha primeira sunga pra iniciar as aulas de natação, foi outra mulher que me deu de presente a primeira camisa de equipe e foi outra que me instigou a bater recordes nas piscinas (...) Suas fotos não estão aqui publicadas, assim como a de dezenas e centenas que merecem a mesma homenagem por esse dia especial. Parabéns, mulheres!

    ResponderExcluir

Aniversariantes