CBDA fará eleição de acordo com a FINA - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

CBDA fará eleição de acordo com a FINA

Compartilhe
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, órgão máximo dos esportes aquáticos no Brasil (natação, maratonas, pólo, saltos e nado sincronizado) irá realizar, enfim, eleições de acordo com as exigências da Federação Internacional de Natação – FINA. A eleição está marcada para o próximo dia 28 de fevereiro, após vários atrasos desde as tentativas de eleições frustradas de 2017.


Praticamente um ano após o embaraço vivido diante de vários fatores provocados por brechas entre o estatuto anterior e as regras da FINA, a CBDA irá definir sua presidência. Isso porque havia sofrido intervenção jurídica e a forma como o presidente em exercício foi eleito não havia sido reconhecida pela organização máxima no mundo dos esportes aquáticos, a FINA.

A princípio, o então presidente Coaracy Nunes havia eleito Thiago Pereira como presidente da Comissão de Atletas, para permitir que Thiago votasse em nome de todos os atletas, mesmo não tendo sido eleito por eles. A primeira eleição estava prevista para 18 de março de 2017. Atletas encontraram irregularidades nessa forma de eleição e isso foi uma brecha para uma avalanche de situações desencadeadas logo após essa eleição ter sofrido intervenção jurídica, culminando em prisões de ex-dirigentes da CBDA (embora desde 2016 ex-dirigentes da CBDA estivessem na mira de investigações do Ministério Público). Com a anulação do cargo de Thiago Pereira, a eleição foi suspensa, Coaracy perdeu o cargo de presidente e a CBDA passou a ser administrada pelo interventor Gustavo Licks.

Logo após, a CBDA abriu candidatura de atletas para a Comissão e através de seu próprio site, os atletas elegeram Leonardo de Deus como presidente. Oficialmente, de acordo com a legislação brasileira e seguindo o previsto em seu estatuto, a CBDA realizou nova eleição em 09 de junho de 2017. Um dia antes da eleição marcada, a FINA publicou que não reconheceria tal eleição, com base tanto no estatuto da CBDA quanto em suas regras de reconhecimento para filiação de confederações internacionais.



A CBDA então elegeu Miguel Cagnoni como presidente, mesmo a FINA não reconhecendo tal resultado. Diante dessa problemática entre a FINA e a eleição da CBDA, enfim foi fixada nova eleição para o dia 20 de dezembro de 2017, para se adequar às exigências da FINA. Porém, o candidato Ricardo Barbosa, então presidente da Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba – FEAP, entrou com uma ação judicial que suspendeu a eleição marcada. A alegação de Ricardo foi que essa eleição não foi anunciada com tempo suficiente para se preparar.

Enfim, a quarta (e tomara última) eleição foi marcada para o dia 28 de fevereiro de 2018, conforme decidido judicialmente. Há praticamente um ano de desembaraço, esperamos que enfim, esta eleição normalize a situação da presidência da CBDA, que deverá estar de acordo com a legislação brasileira e com as devidas exigências da FINA.

Passo a passo em resumo:
  • ·         18 de março de 2017: anulação da Comissão de Atletas, eleições suspensas
  • ·         23 de maio de 2017: Leonardo de Deus eleito para presidente com a Comissão de Atletas: Carlos Henrique Rosa (maratonas), Jessica Gonçalves (nado sincronizado), Rudá Franco (pólo aquático) e Tammy Galera (saltos ornamentais)
  • ·         08 de junho de 2017: FINA publica que não reconhece pleito da CBDA
  • ·         09 de junho de 2017: Miguel Cagnoni é eleito presidente da CBDA
  • ·         20 de dezembro de 2017: eleições definidas para cumprir exigências da FINA, porém suspensas por ação judicial do candidato Ricardo Barbosa
  • ·         28 de fevereiro de 2018: eleição enfim oficialmente definida




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes