Preparação para os Jogos de Paris 2024 inicia novo programa imersivo "Savoir Nager" || "Saber nadar" em francês - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Preparação para os Jogos de Paris 2024 inicia novo programa imersivo "Savoir Nager" || "Saber nadar" em francês

Compartilhe
Seguindo a missão do programa "Swim for All, Swim for Life, Swim for Health" da FINA (tradução livre: "Nadar para todos, nadar para a vida, nadar para a saúde"), os organizadores dos Jogos de Paris 2024 fizeram uma parceria com a Agência Nacional de Esportes, a Federação Francesa de Natação e as cidades parisienses de Clichy sous-bois, Villetaneuse, Sevran e Bagnolet para lançar oficialmente o lançamento do verão de 2022 “Savoir Nager en Seine-Saint-Denis” ("Saber nadar em Seine-Saint-Denis", em francês).

Parte do poder dos Jogos Olímpicos é como o evento toca as pessoas muito além do campo de jogo, que é exatamente o que "savoir nager" – francês para “aprender a nadar” – começou em 2021. O programa oferece aulas gratuitas de natação para crianças em piscinas móveis em áreas carentes, ou em piscinas normalmente fechadas ou abertas apenas para banho. No primeiro ano do programa, 1.800 crianças aprenderam a nadar no verão passado graças ao programa.


Presidente da FINA diz que programa Paris 2024 transforma vidas e deixa mudanças culturais positivas
Combinar o poder dentro dos cinco anéis com um programa bem planejado na próxima cidade dos Jogos Olímpicos chamou a atenção do presidente da FINA, Husain Al-Musallam, para o imenso potencial da iniciativa.

A FINA está determinada a continuar promovendo a natação como esporte e uma habilidade essencial para a vida em todo o mundo. Esse tipo de promoção da natação também se tornou uma contribuição importante para o sucesso dos Jogos Olímpicos”, disse o presidente da FINA, Al-Musallam. “A iniciativa Savoir Nager ajudará mais de 5.000 jovens na água e ensinará habilidades fundamentais nos estágios iniciais de sua jornada aquática.
Ao fornecer maior acesso a piscinas em Seine-Saint-Denis e em cidades da França, não tenho dúvidas de que este programa transformará a vida de muitos jovens nadadores e contribuirá para uma mudança cultural positiva em torno da natação”.

O programa Learn to Swim (aprenda a nadar) de Paris 2024 visa ensinar 5.000 crianças a nadar neste verão em toda a França (lembrando que verão na Europa é inverno no Brasil).

Com destaque para medalhistas olímpicos como Laure e Florent Manaudou, Leon Marchand e Camille Muffat, a França está entre os líderes mundiais em esportes aquáticos. Mas há muitas oportunidades para ensinar a mais pessoas a habilidade essencial da natação. Um caso à parte: Em Seine-Saint-Denis, território anfitrião dos Jogos de Paris 2024, uma em cada duas crianças não pode nadar quando ingressa na faculdade.

Após o sucesso do ano passado, a segunda edição está se expandindo para 29 comunidades em toda a França, com o objetivo de atingir 5.000 crianças, entre os meses de junho a agosto. Como parte do projeto da Federação Francesa de Natação, sete piscinas móveis estão sendo instaladas em áreas carentes de equipamentos.


Nadar nadando – uma questão social
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 oferecem uma oportunidade única para promover o desenvolvimento da atividade física e do esporte – e em particular, aprender a nadar.

Todos os anos, os números de mortes por afogamento oferecem um forte lembrete de que saber nadar não é apenas uma questão de prazer e lazer; é uma questão de segurança pública, que pode refletir as desigualdades que assolam a sociedade e certas áreas geográficas. Crianças de famílias carentes raramente recebem aulas de natação. Em média, 48% das crianças não sabem nadar quando iniciam o ensino médio. Em Seine-Saint-Denis, território-sede dos Jogos de Paris 2024, existem apenas 38 piscinas para atender a uma demanda de 1,6 milhão de pessoas. Nesse território, seis em cada dez adolescentes ainda não sabem nadar. O programa Savoir Nager tem o objetivo expresso de mudar essa estatística.


Deixando um legado aquático duradouro - mesmo antes do início dos Jogos
Os próximos Jogos Olímpicos de Verão certamente deixarão um legado aquático duradouro. O Centro Aquático, onde competirão os maiores nadadores, saltadores e jogadores de pólo aquático do mundo, é uma das duas únicas instalações esportivas permanentes que serão construídas para esta edição dos Jogos.

Os Jogos de Paris 2024 deixarão um legado aquático duradouro muito mais tarde do que esta instalação de classe mundial. Em Seine-Saint-Denis, mais de 20 piscinas serão construídas para os Jogos. Quando as Olimpíadas terminarem, essas piscinas estarão lá para as comunidades locais aproveitarem.


Atletas de elite ajudam no lançamento do programa 'Savoir Nager'
A pentacampeã mundial da FINA, Camille Lacourt, e a finalista em nado artístico em Tóquio 2020, Laura Tremble, estiveram presentes ao lado de uma delegação de Paris 2024 liderada pelo presidente do comitê organizador, Tony Estanguet, para a segunda rodada do programa.


Presidente de Paris 2024 descreve ambição para que os Jogos Olímpicos criem a diferença nas comunidades anfitriãs
O programa 'Savoir Nager' é um testemunho tangível de nossa ambição de deixar um legado positivo após os Jogos: um legado material na forma de piscinas recém-construídas nas áreas onde são mais necessárias, mas também humano e social , ajudando os jovens a se tornarem ativos e ganharem confiança na água”, disse Estanguet. “Essas são coisas que são cruciais para saber, as habilidades básicas que devem ser incutidas desde uma idade muito, muito jovem.
O programa também demonstra, mais uma vez, o poder dos Jogos de aproximar as pessoas, agindo como programa para ajudar a ampliar a adesão à atividade física.


Fonte: FINA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes