Paraíba vence campeonato brasileiro master em Natal - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Paraíba vence campeonato brasileiro master em Natal

Compartilhe
A equipe da Paraíba conquistou o título de campeã do 66º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, realizado em Natal/RN. O evento foi promovido pela ABMN, em parceria com a ANMRN e teve participação de 60 equipes de todas as regiões do Brasil. No quadro de medalhas, a anfitriã aparece em primeiro lugar.

Liderada pela profa. Aldenora, a equipe da Paraíba veio especialmente a Natal determinada a vencer. Logo após a liberação de eventos no RN, atletas da PB já se inscreviam em competições de federados da FAN, na tentativa de índices para campeonatos regionais ou brasileiros. Agora, com a categoria master, os paraibanos tiveram a oportunidade de soltar o braço após um período longo longe de competições.

Promovido pela ABMN – Associação Brasileira de Masters de Natação, em parceria com a ANMRN – Associação dos Nadadores Masters do Rio Grande do Norte, o 66º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação foi realizado na capital potiguar, de 07 a 10 de outubro, na piscina do SESI Clube. O local tornou-se mais que especial, não só pelas conquistas dos nadadores masters em si, mas por ter sido palco de um recorde mundial.

Em 2018, a piscina do SESI havia sido palco do recorde sul-americano do revezamento 4x100m Livre 120+ masculino, estabelecido pela equipe do RN. Esse recorde deu a 2ª colocação para equipe Potiguar Master no Top 10 FINA Masters de 2018 (o que seria equivalente à medalha de prata num mundial). Desta vez, Natal tendo sido novamente escolhida para um brasileiro master, a piscina do SESI voltou a ser palco de um recorde, mas agora recorde mundial.

Daquele revezamento masculino, agora foi preciso trocar 02 homens  por 02 mulheres e formar um revezamento misto, para destacar a equipe Potiguar Master no Topo do Ranking Mundial, com o recorde mundial no 4x100m Livre Misto. O que se vê nessa integração é o quanto masculino e feminino se completam. Além do recorde mundial batido no primeiro dia de competição, 09 novos recordes sul-americanos e 12 brasileiros foram estabelecidos durante a competição.


O evento havia sido esperado com bastante expectativa, principalmente pela equipe anfitriã, a Potiguar Master que conquistou o vice-campeonato. Embora diversas dificuldades para treinamento tivessem sido encontradas em meio à pandemia, os atletas do RN conseguiram se destacar no quadro de medalhas com a 1ª colocação, ao conquistar 92 medalhas de ouro, 32 de prata e 33 de bronze, somando as medalhas de honra (4º ao 8º lugar) e totalizando 226 medalhas conquistadas no evento.


Os títulos do campeonato eram disputados entre equipes pequenas, média e grandes. A PB conquistou o título principal dentre as equipes grandes, mas a equipe do Maranhão conquistou o campeonato dentre as equipes médias e a equipe da UNAMI de São Paulo conquistou o título dentre equipes pequenas. O Lira Tenis Clube do estado de Santa Catarina veio a Natal conquistar o troféu de equipe mais eficiente (que mede a pontuação em relação ao número de atletas da equipe).


Confira outros links do campeonato:



Um comentário:

Aniversariantes