Esclarecendo: O que é travessia, maratona e águas abertas - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Esclarecendo: O que é travessia, maratona e águas abertas

Compartilhe
Você deve ter ouvido falar em travessias, não é?! E maratona aquática? Deve ter acompanhado alguma coisa das olimpíadas e às vezes até se confundir com águas abertas. São palavras distintas empregadas em eventos de natação no mar, no rio, na lagoa, enfim num ambiente aberto, não delimitado como numa piscina. Mas a final, para não se confundir no emprego da palavra certa, o que é travessia, maratona e águas abertas?


Águas abertas
As provas de águas abertas são provas de natação em local aberto, sem os limites tradicionais de uma piscina, tais como as raias e as bordas para viradas ou chegadas. Em águas abertas, acontecem vários tipos de provas, tais como as maratonas e as travessias. Ou seja, as provas de águas abertas se identificam tanto com a modalidade oficial quanto com a natação em local não delimitado propriamente com bordas, podendo se estender em vários tipos de distâncias.

A expressão "águas abertas" é o nome da modalidade oficial para a Federação Internacional de Natação – FINA. Em jogos olímpicos,  a mesma modalidade se chama "maratona aquática". Assim, estão definidas as regras oficiais da modalidade de águas abertas que são integralmente aplicadas às maratonas aquáticas.



Travessias
As travessias foram largamente disseminadas há pouco menos de 20 anos. Sua origem remete à transição da fase aquática em provas da modalidade olímpica do Triátlon. No Triátlon, a largada da prova se dá com atletas alinhados na areia da praia próximos ao ambiente aquático, para então percorrem a nado e daí fazerem a "transição" para a fase do ciclismo. Aos poucos, no intuito de promover eventos de águas abertas, algumas entidades foram promovendo eventos de "travessias", seguindo as particularidades da fase aquática do Triátlon. 

Não há propriamente regulamentação ou regras oficiais que definam os limites desse tipo de prova, sendo de cada entidade a responsabilidade tanto pela integridade dos atletas quanto pela classificação e arbitragem. Até porque não há modalidade esportiva de "travessia". Contudo, é um dos eventos que mais tem feito sucesso, especialmente nos litorais brasileiros, por se identificar com o ambiente próprio para a prática de natação em praias, rios ou lagoas.

Maratona Aquática
As provas oficiais de maratonas aquáticas acontecem a cada 04 anos nos jogos olímpicos. É um tipo de prova que identifica tanto a modalidade quanto sua ocorrência. Apesar de ser classificada como a modalidade oficial, as provas de maratonas aquáticas são unicamente os 10 km tanto para o masculino quanto para o feminino. Não há prova de maratona aquática com outros tipos de distâncias em olimpíadas.

É possível fazer uma analogia entre as provas de maratonas aquáticas  e as maratonas de corrida de rua em jogos olímpicos. Até porque as olimpíadas foram iniciadas pela prova de maratona na antiga Grécia. Na era moderna, a prova de maratona acontece fechando a edição de cada olimpíada. Assim como nas maratonas de corrida de rua (42 km), as maratonas aquáticas possuem uma única distância definida: os 10 km.



Não confunda a tradução das Regras Oficiais
Para a FINA, a modalidade se chama "Águas Abertas" [Open Waters]. Para o Comitê Olímpico Internacional – COI, a modalidade se chama "Maratona Aquática" [Marathon Swimming]. E para nós do Brasil?

A CBDA definiu a modalidade como "Maratona Aquática" aquelas provas de águas abertas com distância de 10 km. Esse tipo de prova pode acontecer em campeonatos nacionais, regionais ou estaduais. Para outras distâncias, chamamos de "Águas Abertas", como os tradicionais 1.500 m que realizamos em Ponta Negra. Para todos os efeitos, seja "maratona", seja "águas abertas", as regras oficiais estão definidas e devem ser integralmente aplicadas quando da realização de eventos oficiais promovidos por federação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes