Potiguar supera desafio inédito no Canal de Beagle - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Potiguar supera desafio inédito no Canal de Beagle

Compartilhe

Há exatos 02 anos, um nadador potiguar encarou o desafio de nadar por águas geladas a 05o C no extremo sul da América. Relembre o feito histórico de Alfredo Guerra Machado, engenheiro radicado no Distrito Federal, que atravessou o Canal de Beagle.


Nenhum brasileiro antes de Alfredo Guerra Machado, 62 anos, havido encarado o desafio de atravessar a nado o Canal de Beagle – estreito banhado pelo mar e que está na fronteira entre o Chile e a Argentina. Detalhe: o nadador máster é um potiguar, hoje residente em Brasília/DF.



Desde 2012, Alfredo havia iniciado o planejamento para a realização do grande feito, conseguindo trajes especiais para evitar hipotermia, pois a temperatura da água variava em torno de 05°C e o clima do ar, em torno de -02°C (o que poderia matar um ser humano em 15 minutos). Cada detalhe foi meticulosamente estudado para reduzir a margem de erros e evitar que um sonho se transformasse numa tragédia. Praticamente todas as despesas foram arcadas pelo nadador máster. E para facilitar a aclimatação, Alfredo chegou  na cidade chilena de Puerto Williams, com dez dias de antecedência. Parte do deslocamento foi realizado em um barco pelos canais antárticos. A partir de então, ele passou a treinar no próprio local escolhido para realizar a aventura.


















Utilizando trajes de neoprene adequados com cinco peças térmicas e protegendo a pele com um remédio manipulado para manter a temperatura do corpo e protegê-lo com luvas, meias e capuz, Alfredo partiu de Punta Peña (na Ilha de Navarino) até Punta Mac Kinley (na Terra do Fogo), enfrentando temperaturas bastante adversas, uma vez que havia possibilidade de nevar no local. Durante a prova, Alfredo se deparou com correntezas que por alguns momentos, o tirou da rota. O desafio de 1.500 metros foi cumprido em 31 minutos e contou com o acompanhamento das marinhas argentina e chilena.



O feito foi obtido no último dia 22 de janeiro por volta das 15h00 de Brasília e valeu a inscrição do norte-rio-grandense na seleta relação daqueles que ousaram desafiar o clima da região. Poucas pessoas no mundo se atreveram a entrar para a história ao executar a mesma proeza de Alfredo. Segundo o site imshof.org (International Marathon Swimming Hall of Fame), a nadadora Lynne Cox (EUA, 1982), completou o cruzamento do Canal de Beagle em 1990.





O recordista
Filho do renomado professor e médico psiquiatra Dr. João Machado, que militou na medicina em Natal/RN nos anos 1960, Alfredo Guerra Machado é formado em engenharia pela UFRN e há anos transferiu sua residência para o DF, sem perder os laços familiares com a terra potiguar. Treina diariamente no Parque Nacional de Brasília desde 1993. O registro do record alcançado pelo norte-rio-grandense foi noticiado pelo “Correio Braziliense“, editado no DF. Alfredo se tornou o primeiro nadador do Brasil a cumprir o trajeto.

Canal de Beagle: histórico e localização
Canal de Beagle separa as ilhas do extremo sul do continente da Terra do Fogo, no extremo da América do Sul. Marca também a fronteira entre a Argentina e o Chile. É possível navegar pela região, partindo do porto de Ushuaia, em visita a várias ilhas pelo caminho, como a dos Pássaros, Alicia, Bridges e Redonda, onde se avistam lobos marinhos, pinguins, cormoranes e outras aves marinhas. Preferencialmente no verão se chega à estância Harberton, onde viveu o primeiro homem branco na Terra do Fogo. Em 1978, a América do Sul esteve à beira do maior confronto bélico da região no século 20, o conflito do Canal de Beagle. Ao longo da Cordilheira dos Andes, tropas argentinas começavam a avançar em direção à fronteira com o Chile. Os chilenos preparavam-se para resistir e retaliar. O conflito prometia espalhar-se para o resto da região, envolvendo a Bolívia e o Peru, aliados informais da Argentina. Mas, no último minuto, quando – segundo fontes militares – diversas patrulhas de vanguarda da Argentina já haviam entrado em território chileno, chegou a inesperada ordem de Buenos Aires: “Abortar a invasão!” Por trás da súbita paralisação das tropas argentinas, estava o Papa João Paulo II que, eleito havia apenas dois meses, enviou um dos mais hábeis cardeais, Antonio Samoré – chamado de “Kissinger do Vaticano” – a Buenos Aires e Santiago para evitar a guerra. Os chilenos pretendiam atacar a usina nuclear de Atucha, mas, de manhã, o Vaticano havia detido a guerra. Quando Videla o ditador argentino, soube, respirou aliviado.







Fonte:
  

Um comentário:

  1. Caros amigos: parabens para nosso nadador!
    Sob a questiao do Conflito do Canal de Beagle, a nota historica nao pode ser unilateral: debe ser absolutamente imparcial

    ResponderExcluir

Aniversariantes