Medalhas olímpicas para Paris 2024 são apresentadas e irão conter partes da Torre Eiffel - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Medalhas olímpicas para Paris 2024 são apresentadas e irão conter partes da Torre Eiffel

Compartilhe
Em Tóquio 2020, foram 03 conquistadas nos esportes aquáticos (02 na natação e 01 nas águas abertas). Na nossa história, temos 17. Estaremos prontos para irmos em busca de mais na França? Confira o lançamento dos modelos das medalhas olímpicas divulgadas pelo Comitê Olímpico.


Dentro de poucos meses começarão os próximos Jogos Olímpicos, e os atletas já sabem a recompensa que receberão se subirem ao pódio. O segredo do projeto excepcional por trás das medalhas olímpicas e paraolímpicas para Paris 2024 foi agora revelado. As medalhas concedidas aos atletas nos próximos Jogos foram reveladas na quinta-feira, 08 de fevereiro, na sede do Comitê Organizador de Paris 2024.

Seguindo a tradição, as medalhas são de ouro, prata e bronze. No entanto, ao contrário de qualquer uma das cerca de 36.600 medalhas que foram atribuídas desde Atenas 1896, os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, estas serão adornadas cada uma com um pequeno pedaço de Paris e um símbolo da França: a Torre Eiffel.

A decisão surgiu do desejo de tornar estes objetos únicos e singulares, como explica Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador Paris 2024.
Muito se fez para tentar unir estes metais preciosos – ouro, prata e bronze – com o metal mais precioso da Torre Eiffel, a joia da coroa francesa. Então, o que há de específico nas medalhas de 2024 é essa combinação, essa fusão, essa liga (…). O que será impactante para este ano será ter uma parte do metal original da Torre Eiffel, o ferro, nessas várias medalhas, e é isso que queríamos fazer, infundir esse metal em todos esses atletas de 2024”.

Foi um desafio assumido pela Chaumet, o especialista em joalharia conhecido mundialmente pelas suas criações surpreendentes.



A Torre Eiffel em forma de hexágono no centro de uma medalha radiante
Em cada medalha, o ferro original da Torre Eiffel foi cortado em hexágono, forma geométrica que evoca a França a ponto de se tornar seu apelido. Este símbolo relembra a mobilização de um país inteiro, além da sua capital, para realizar Jogos Olímpicos e Paralímpicos históricos. Sem a habitual pintura “castanho da Torre Eiffel”, o ferro empoçado ficou na sua cor original. Colocada no centro e gravada com o emblema dos Jogos de Paris 2024, esta peça histórica se encaixa elegantemente entre o ouro, a prata e o bronze para dar às medalhas um efeito de dois tons.

Também do mesmo lado, linhas finas são projetadas em intervalos irregulares ao redor do hexágono de ferro. Golpeados em vez de gravados, esses raios trazem relevo e brilho a uma medalha que está longe de ser lisa. Esta ideia criativa incorpora tanto o brilho da França no mundo quanto o desempenho radiante dos atletas nos Jogos.

Depois de revelarem um emblema único, um par de mascotes, um visual comum e uma única tocha, as medalhas olímpicas e paralímpicas de Paris 2024 agora também compartilham uma face com o mesmo desenho: a lateral cravejada com o ferro da Torre Eiffel.



As medalhas olímpicas e paralímpicas são todas gravadas com o nome da modalidade, da prova e do evento na borda. Estas inscrições estão escritas em francês nas medalhas olímpicas e em inglês nas paraolímpicas, respectivas línguas oficiais do Comité Olímpico Internacional (COI) e do Comité Paralímpico Internacional (IPC).


Fonte: Olympics

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes