Brasil assegura vaga olímpica no 4x100 medley misto - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Brasil assegura vaga olímpica no 4x100 medley misto

Compartilhe
O Brasil assegurou vaga olímpica para a disputa do revezamento 4x100 m Medley Misto em Paris 2024. A classificação veio depois da disputa das eliminatórias da prova no Mundial de Esportes Aquáticos em Doha, na quarta-feira (14). Mesmo sem disputar a competição, o país carimbou seu passaporte graças ao desempenho obtido no Mundial do ano passado, em Fukuoka, no Japão.

Durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, cada prova de revezamento da natação contará com 16 equipes, das quais três garantiram vaga ainda no ano passado, após irem ao pódio no Mundial de Fukuoka. As 13 vagas restantes ficaram destinadas a um ranking que contabiliza os melhores tempos juntando as eliminatórias e as finais dos Mundiais de Fukuoka 2023 e de Doha 2024.

Guilherme Basseto, Jhennifer Conceição, Kayky Mota e Stephanie Balduccini formaram o revezamento brasileiro no Mundial de Fukuoka e marcaram 03:48.00 na ocasião, ficando em 16º lugar na eliminatória. Em Doha, o Brasil não enviou atletas para a disputa e, por isso, o país não poderia ser ultrapassado por nenhuma equipe para conseguir classificação olímpica, o que não aconteceu.

A África do Sul bateu 03:48.03 na eliminatória realizada na quarta-feira (14), ficando a apenas 03 centésimos de bater o tempo brasileiro. Como a equipe africana não avançou para a final da prova no mundial (décimo lugar), não tem mais chances de melhorar sua marca. Dessa forma, o Brasil permaneceu na 16ª colocação no ranking acumulado entre os dois Mundiais e garantiu a vaga para Paris 2024.


Revezamentos 4x100m livre conquistam vaga na Olimpíada
Com definições em Doha, o Brasil garantiu ainda, os dois naipes dos 4x100m livre em Paris 2024.

O primeiro dia da natação no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, começou cheio de boas notícias para o Brasil. Com vaga na final, o revezamento 4x100m livre feminino se garantiu nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Mesmo sem competir no Catar, a equipe masculina da mesma prova também conquistou vaga olímpica. 

Em Doha, o revezamento 4x100m livre feminino foi formado por Ana Vieira, Mafê Costa, Stephanie Balduccini e Aline Rodrigues. O quarteto brasileiro conseguiu chegar em terceiro de sua bateria com 03:41.67 e conquistou a vaga na decisão com o sexto melhor tempo das eliminatórias.


Vaga olímpica
A World Aquatics (Federação Internacional) definiu que cada prova de revezamento em Paris vai contar com 16 países. Nos critérios de classificação, os três campeões do Mundial de Fukuoka, em julho de 2023, se classificam automaticamente. As demais vagas vêm de um ranking, em que valerá os tempos nas eliminatórias e finais dos mundiais de 2023 e de 2024.

Fonte: Olimpíada todo dia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes