A idade não é barreira para o saltador iraniano de 100 anos Taghi Askari - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

A idade não é barreira para o saltador iraniano de 100 anos Taghi Askari

Compartilhe
O Campeonato Mundial Masters de Esportes Aquáticos de 2024 reunirá alguns dos melhores atletas masters de todo o mundo, incluindo um mergulhador iraniano de 100 anos, Taghi Askari. Há 73 anos, Taghi Askari conquistou medalhas de prata e bronze nos Jogos Asiáticos em Nova Deli e desta vez, ele irá mais uma vez saltar do trampolim, durante Mundial Masters de Esportes Aquáticos em Doha, aos 100 anos de idade.


Atleta "mais velho" do campeonato, Askari fará um mergulho antes da final do Trampolim Feminino de 3 m no Mundial de Esportes Aquáticos, no Centro Aquático Hamad, para marcar a contagem regressiva, faltando duas semanas para a maior competição master de esportes aquáticos do mundo.

Em entrevista à World Aquatics, Askari disse que abandonou o esporte aos 41 anos, mas estava voltando para saltar em Doha, devido ao seu amor pelo esporte.
Quando competia a nível nacional, o último campeonato que fiz foi aos 41 anos”, disse Askari. Conquistei a medalha de ouro a nível nacional e depois disso me despedi do esporte, mas pelo menos com a medalha de ouro”.

Taghi Askari, medalha de ouro nos Jogos Asiáticos
Créditos: AQUA


A carreira internacional de saltador de Askari começou na primeira edição dos Jogos Asiáticos em Nova Deli, que cresceu de 489 atletas competindo em seis esportes em 1951, para 11.935 atletas competindo em quarenta modalidades na edição de 2022.

Questionado sobre o que pensa sobre a evolução do esporte, Askari rapidamente observa que tem o mesmo amor que tinha há tantos anos, quando era adolescente.
A primeira vez que participei nos Jogos Asiáticos em Nova Deli, em 1951, o nível de mergulho no Irão era muito elevado e consegui duas medalhas”, disse Askari. Mas quando os jogos aconteceram em Teerã, em 1974, os nadadores chineses já haviam entrado neste belo esporte e começaram a melhorar muito – simplesmente não conseguimos alcançá-los, pois permanecemos no mesmo nível em que começamos”.
Para mim, adoro mergulhar desde a adolescência até hoje. Sempre adorei mergulhar. Nada mudou entre 1951 e agora, exceto meu desempenho!

Quanto aos conselhos que poderia dar àqueles que irão competir no Mundial Masters de Esportes Aquáticos, Askari disse à World Aquatics que há dois fundamentos principais.
A única coisa que quero dizer é sobre amar esse esporte e se manter saudável. Isso pode ser uma boa motivação para você participar desses campeonatos e de diversos campeonatos.”

Taghi Askari emocionado com a manifestação de apoio pelo significado de seu salto
Foto: Hiroyuki Nakamura/World Aquatics

Fonte: AQUA [original em inglês, tradução livre]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes