Cecília Araujo conquista bronze no mundial de natação paraolímpica - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Cecília Araujo conquista bronze no mundial de natação paraolímpica

Compartilhe
A nadadora potiguar Cecília Araújo conquistou a primeira medalha da seleção brasileira no mundial paraolímpico, realizado em Manchester, Inglaterra. A atleta garantiu o bronze nos 400 m Livre, categoria S8.

Cecília completou a prova dos 400 com o tempo de 05:08.94, sendo superada pela italiana Francesca Palazzo, ouro (05:01.46), e pela espanhola Nahia Zudaire, prata (05:05.91).

Tenho as características de velocista e ganhar uma medalha em uma das provas mais longas da natação paralímpica é algo indescritível. Nadei os 400m para quebrar o gelo da competição e estrear com medalha não tem sensação melhor”, afirmou a atleta (24), que teve paralisia cerebral no momento de seu nascimento, o que limita os seus movimentos.

Créditos: Divulgação/Facebook


Até a segunda-feira, 31 de julho, a Seleção Brasileira somava 99 ouros em todos os Mundiais que participou, além de 62 pratas e 92 bronzes, faltando apenas uma medalha dourada para o país chegar à sua 100ª em 11 edições do evento. Em Manchester, o Brasil terminou o primeiro dia de competição na 9ª colocação no quadro de medalhas – um ouro e quatro bronzes. A Itália lidera com oito pódios (seis ouros, uma prata e um bronze), com a Grã-Bretanha em segundo (quatro ouros, duas pratas e um bronze) e o Canadá em terceiro lugar (quatro ouros e um bronze).


Créditos: Divulgação/Facebook


O Campeonato Mundial de Natação Paraolímpica vai de 31 de julho a 06 de agosto e reúne 538 atletas de 67 países, no Manchester Aquatics Centre. O Brasil tem 29 nadadores de 10 estados (CE, MG, PA, PE, PR, RJ, RN, RS, SC e SP), sendo 15 mulheres e 14 homens.

As provas em Manchester ocorrem em dois períodos, com as eliminatórias pela manhã (madrugada no Brasil) e as finais, à noite (tarde no Brasil) – algumas disputas não têm seletivas. Todas as provas são transmitidas pelo YouTube do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).

A Seleção Brasileira tem cinco nadadores com deficiência visual (17,2%), cinco com deficiência intelectual (17,2%) e 19 com comprometimentos físico-motores (65,6%). A composição da delegação brasileira foi feita com base nos 21 nadadores que atingiram índices estipulados pelo CPB em duas seletivas: o Open Internacional de natação e a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa da modalidade. Ambas as competições foram realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, neste ano. Além disso, outros oito nadadores foram convocados pelo Índice Mínimo de Qualificação (MQS, na sigla em inglês) do Mundial e por terem as melhores marcas para revezamentos.

Fonte: CPB



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes