A história do Nado Artístico - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

A história do Nado Artístico

Compartilhe
O nado artístico, antes conhecido como nado sincronizado, é uma modalidade relativamente nova que tem suas origens em acrobacias aquáticas. É muito popular nos Estados Unidos.


Intérprete de tanque de vidro
Na virada do século 20, Annette Kellerman, uma nadadora australiana, viajou pelos EUA realizando acrobacias aquáticas. Seus shows se tornaram muito populares e um esporte nasceu.

Tocando com música
O esporte foi desenvolvido por Katherine Curtis, que teve a ideia de combinar acrobacias aquáticas com música. Seus alunos se apresentaram na Feira "Century of Progress" de Chicago de 1933-34, onde o locutor, o ex-medalhista de ouro da natação olímpica Norman Ross, cunhou o termo "natação sincronizada".

Glamour hollywoodiano
O nado sincronizado foi posteriormente popularizado pela estrela de cinema americana Esther Williams, que realizou balé aquático em vários filmes americanos. O aspecto competitivo foi desenvolvido na mesma época em que Frank Havlicek, aluno de Katherine Curtis, elaborou um conjunto de regras.

História olímpica
Disciplina relativamente recente, o nado sincronizado tornou-se um esporte olímpico pela primeira vez em Los Angeles em 1984, com provas solo e dueto. Esses eventos também ocorreram nos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul e em 1992 em Barcelona. Os Jogos de Atlanta o substituiu em 1996 com um "balé aquático" para oito pessoas. Desde os Jogos Olímpicos de 2000, o programa olímpico inclui o evento por equipe e o dueto.

Ao lado da ginástica rítmica, a natação artística é o único esporte olímpico exclusivamente feminino até então. Em Paris 2024, os homens serão inseridos pela primeira vez na modalidade olímpica.


Fonte: Olympics
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes