Águas Abertas começa temporada agitada - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Águas Abertas começa temporada agitada

Compartilhe
A modalidade de Águas Abertas começa agitada na temporada de 2023. Segundo informações da CBDA, já são mais de 4 mil atletas que se federaram este ano por todo o Brasil. O interesse maior da modalidade está em estados do Nordeste como Bahia, Ceará e Alagoas (líderes de atletas federados).


"As Federações do Norte Nordeste iniciaram a temporada 2023 de Águas Abertas com um número grande de atletas participando das provas. Na semana passada tivemos provas em Alagoas, neste final de semana foi a vez das Federações da Paraíba e da Bahia. Já a nível nacional tivemos o início da Copa Brasil com a realização da 1 Etapa realizada na cidade de Itajaí/SC. Agora a Federação Pernambucana já se organizando para realizar a 2ª Etapa da Copa Brasil na cidade de Petrolina/PE. Esta etapa está movimentado em muito as autoridades e desportistas da cidade.", comentou Sérgio Silva, diretor de Águas Abertas da CBDA. 


Uma parcial do quantitativo de atletas federados em 2023 foi divulgada recentemente pelo Diretor de Águas Abertas da CBDA, Sérgio Silva. A entidade espera que mais atletas renovem seu cadastro este ano e a participação em competições inclua também atletas iniciantes, desde a garotada que disputa o Troféu Marcelinha Cunha aos masters nas categorias seniores que disputam a Copa Brasil. Atletas de elite disputam o Campeonato Brasileiro.



"A Bahia está muito próximo de atingir os 2.000 atletas com cadastro renovado. Vale a pena ressaltar o crescimento do número de atletas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Piauí. Vamos em frente", completou.


Veja a largada da primeira competição da temporada 2023 realizada em Itajaí/SC:



A modalidade recentemente foi incluída nos Jogos da Juventude e promete instigar a disputa dos estudante-atletas em competições que valerão títulos nacionais.

Ao todo, 4.149 atletas e 146 clubes se federaram até o momento. Mais de 70% dos atletas federados de todo o Brasil são do Nordeste. Os números indicam a massiva participação da região em competições de águas abertas e isso também se explica pela disposição dos principais centros metropolitanos estarem em contato direto com o mar, lagoas ou rios.


Números de atletas federados por região:
  • Nordeste: 3 mil 
  • Sudeste: 505
  • Sul: 312
  • Norte: 188
  • Centro-oeste: 188

Outros indicadores podem ajudar a entender esses números, como a facilidade de treinar e nadar próximo do local de trabalho ou da residência. Existem grupos de atletas que se formam em vários centros metropolitanos com a finalidade de nadar juntos em locais apropriados para as águas abertas.


O RN nas Águas Abertas
Em Natal e região vizinha, diversos grupos de nadadores de águas abertas frequentemente se reúnem principalmente nos finais de semana, para nadar em grupo. É o caso do conhecido grupo dos Nadadores de Ponta Negra e dos recém-formados grupos dos Nadadores da Redinha, Nadadores de Pipa e Nadadores de Extremoz. Juntos, esses grupos de nadadores somam mais de 400 participantes no RN.

Um dos maiores ícones das águas abertas no RN é sem dúvida o nadador José Januário, bi-campeão brasileiro do circuito de águas abertas. Antes de participar das etapas da CBDA, Januário foi frequente em competições que agitavam as águas abertas de Ponta Negra promovidas pelo SESC, durante a década de 2010. Além disso, sempre se fez presente em competições masters e das capitais vizinhas.

Apesar de o RN oferecer um litoral extenso que favorece a modalidade em praticamente 95% de nossas praias, as águas abertas ainda é uma modalidade ingenuamente praticada. Para participar de qualquer evento oficial, é necessário se federar, ou seja, fazer seu registro ou até mesmo formar grupo (clube/entidade) na federação. E isso pressupõe que o atleta ou equipe tenha um responsável técnico formado especialmente para garantir a prática da natação em águas abertas com a máxima segurança.

Contando as 09 capitais do Nordeste, a única que não irá receber uma etapa nacional de águas abertas em 2023 é Natal. No circuito do ano passado, foram 12 etapas, cada uma numa capital diferente. Este ano, serão 17 etapas. Infelizmente, Natal ficou de fora.

O que precisamos é adesão dos coordenadores de equipes e dos líderes das associações, para que os atletas se sintam à vontade a participar das competições da federação e assim se apresentem condições de receber uma etapa nacional. O apoio necessário à federação parte também de como os presidentes de entidades associativas que formam grupos de nadadores de águas abertas no RN reconhecem essa necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes