As 3 frutas que devemos consumir no verão - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

As 3 frutas que devemos consumir no verão

Compartilhe
A ingestão de frutas e vegetais é essencial para a saúde, pois contêm micronutrientes básicos para o corpo e antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de desenvolver doenças complexas. Por isso, a seguir expomos as 03 frutas que devemos consumir no verão com o objetivo de tirar proveito das suas propriedades.


Lembre-se de que comer frutas da estação é sempre uma boa opção, pois elas se encontram no seu ponto ideal de maturação. Desta forma, mantêm todo o seu sabor e nutrientes, permitindo-lhes desenvolver funções positivas dentro do organismo.

1. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas estão em seu ponto de maturação ideal no verão. São frutas com um alto teor de antioxidantes. As antocianinas, que as compõem, são capazes de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, conforme comprovam pesquisas publicadas na revista Molecular Aspects of Medicine.

Além disso, essas frutas também contêm outros antioxidantes poderosos, como a vitamina C. Esse nutriente é essencial para a formação de colágeno, a proteína mais abundante do corpo, e para a modulação do sistema imunológico. Foi demonstrado que a ingestão regular dessa vitamina reduz a incidência dos resfriados comuns.

Por outro lado, a grande versatilidade oferecida pelas frutas vermelhas é mais um ponto positivo. Você pode consumi-las in natura, como um lanche, e também incluí-las em suas receitas de sobremesas. Você pode até preparar shakes e vitaminas com elas. De qualquer forma, o mais aconselhável é consumi-las na sua forma natural, pois é assim que se aproveita a fibra que elas contêm.


2. Melão e melancia
O melão e a melancia são as principais frutas do verão. Eles contêm uma porção significativa de água em sua composição, ajudando a reduzir o risco de sofrer um desequilíbrio hídrico.

É preciso lembrar que a desidratação é uma condição extremamente perigosa no verão, pois já foi demonstrado que é fatal em adultos mais velhos. As ondas de calor causam estragos nas idades mais avançadas.

Por isso, além de monitorar a ingestão de água, é aconselhável consumir alimentos que contenham um alto teor de líquidos no verão. É o caso do melão e da melancia. Mas estas frutas não são benéficas somente por isso, elas também contêm antioxidantes essenciais para a prevenção de doenças complexas.

Graças ao seu poder refrescante, são o complemento ideal para qualquer lanche, embora também possam ser consumidas como sobremesa após uma refeição farta, melhorando a digestão. No entanto, no caso de sofrer de diabetes ou problemas metabólicos, pode não ser benéfico comer estas frutas em grandes quantidades, uma vez que elas contêm uma quantidade significativa de frutose.


3. Pêssego
O pêssego é uma das frutas mais aceitas pelas crianças devido à sua textura e sabor adocicado. Apesar de existirem pessoas que sofrem de alergia à sua casca, esta fruta aparece como uma das que têm melhor aceitação.

Destaca-se pelo seu teor de açúcares e betacarotenos, como mostra uma pesquisa publicada na revista Voprosy Pitaniia. Esses últimos nutrientes têm um caráter antioxidante marcante. São essenciais para prevenir a degeneração macular e os problemas de visão. Eles podem até proteger contra doenças inflamatórias do fígado.

O mais aconselhável é consumir o pêssego inteiro. Dessa forma, aproveitamos a fibra que ele contém, o que pode reduzir a incidência de distúrbios intestinais, como a prisão de ventre. No entanto, ocasionalmente, ele pode ser incluído em uma vitamina para adicionar um toque de sabor e cor.

Apesar de tudo, é preciso ter em mente que o consumo de pêssego em calda deve ser evitado. Este método de preservação tem um teor de açúcar adicionado muito alto, o que pode ser prejudicial para a saúde metabólica.



Não deixe de consumir estas frutas no verão
Como você viu, o consumo de frutas é fundamental, principalmente no verão. Por esse motivo, recomendamos que você inclua os alimentos mencionados na sua rotina alimentar para complementar o fornecimento de nutrientes.

A melhor opção é consumir as frutas em seu estado natural, pois dessa forma seus componentes são mais bem assimilados e não provocam picos de glicemia, que podem ser prejudiciais ao pâncreas. No entanto, às vezes você pode usar sua polpa para adoçar alguma sobremesa, em vez de açúcar.

Não se esqueça de que a variedade na alimentação é fundamental, inclusive no que diz respeito às frutas. Procure sempre consumir alimentos da época para aproveitar todas as suas características organolépticas. Dessa forma, você poderá tirar o máximo proveito dos seus benefícios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes