O ciclo menstrual pode afetar a performance da força muscular? - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

O ciclo menstrual pode afetar a performance da força muscular?

Compartilhe
Um estudo do Prof. e Dr. Charles Lopes da UNICAMP avaliou a influência do ciclo menstrual sobre a performance de força muscular. Vinte mulheres treinadas em força e usuárias de contraceptivos participaram como voluntárias. O treinamento durou 26 dias (total de 12 sessões: segunda, quarta e sexta-feiras) e envolveu apenas o exercício supino reto (06 séries de 10 repetições a 80% de 1 RM e pausas de 60 segundos entre séries).

Para comparação da performance muscular, foi considerado o volume total de carga levantada (séries x repetições x carga) das sessões referentes: 1° e 3° dia (fase folicular), 8° e 12° dia (fase ovulatória), 15° e 26° dia (fase lútea). Sintomas menstruais como dismenorréia, cansaço, retenção de líquido e ganho de peso são postulados por terem efeitos adversos sobre a performance de atletas e pessoas ativas. 

Assim, a performance neuromuscular pode ser influenciada por fatores psicológicos como motivação e disposição para a realização do esforço máximo ou extenuante, fator que pode ter contribuído com a variação da força muscular encontrada no presente estudo. 

Resultados: houve redução significativa no volume total de carga apenas na fase folicular. Em conclusão, fase folicular influenciou no desempenho da força muscular.

Entre as limitações encontradas, o não controle das fases do ciclo menstrual, por meio de análises das concentrações séricas de estrógeno e progesterona, não nos permite aprofundar a discussão em termos da influência da razão dos hormônios estrógeno e progesterona sobre a performance muscular.

Contudo, o fato das voluntárias serem usuárias de anticoncepcionais, promove ciclos regulares de 28 dias. Apesar das limitações metodológicas, o presente estudo revelou dados importantes que devem ser levados em consideração durante a elaboração de programas de treinamento em mulheres usuárias de medicamentos anticoncepcionais, para que se torne mais eficiente o controle das cargas e prescrição de sessões de treinamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes