CBDA realiza 3ª Semana de Desenvolvimento de Águas Abertas - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

CBDA realiza 3ª Semana de Desenvolvimento de Águas Abertas

Compartilhe
Diretoria de Águas Abertas da CBDA – Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos realizou no período de 13 a 17 de junho a 3ª Semana de Desenvolvimento de Águas Abertas, por meio da plataforma virtual do Google Meet. O evento reuniu diversos treinadores de todo o Brasil com vasta experiência em modalidades aquáticas, de forma a integrar conteúdo curioso e compartilhado, para assim promover a modalidade de Águas Abertas no Brasil.

3ª Semana de Desenvolvimento de Águas Abertas foi de importante relevância, especialmente para o Diretor da CBDA, Sérgio Silva. O objetivo foi "ampliar a capacitação de novos treinadores para as águas abertas, como também, fazer um relatório das ações realizadas pela equipe multidisciplinar com os atletas da Seleção Brasileira Juvenil Campeã Sul-Americana, o Training Camp realizado em Inema no ano de 2021 e da ação realizada na cidade de João Pessoa no ano de 2022", conforme nos conta Serjão.

Foram 04 palestras proferidas por profissionais que abordaram temas relacionados à fisiologia do treinamento (Dr.  José Blanco Hetera), fisioterapia aplicada ao gerenciamento de risco de lesão (Dr. Jorge Luis Castro), Monitoramento das Respostas do Estresse e Recuperação dos nadadores de Águas Abertas (Dr. Glauber Silva) e finalizando com a palestra do Dr. Antônio Ulisses de Sousa Júnior sobre ações da equipe multidisciplinar no pré e pós-prova de águas abertas das seleções.
"Esperamos que com as palestras realizadas não só da 3ª Semana do Desenvolvimento, como também em outras já realizadas na temporada 2022, se consiga melhorar e capacitar colaboradores de federações na área de TI, a capacitação de novos árbitros e a capacitação de novos treinadores, se venha melhorar a realização de provas de águas abertas, aumento de números de atletas vinculados e confederados e como também a inclusão de novos clubes nas águas abertas" conta Sérgio Silva.



A modalidade tem dado sinais positivos de crescimento nos últimos anos, contando com diversos eventos que buscam integrar atletas e clubes. A nível nacional, por exemplo, 07 etapas do campeonato brasileiro e 12 etapas da Copa Brasil e do Troféu Ana Marcela Cunha foram programados para 2022. Eventos que atingem a todas as idades, permitindo assim tanto a disseminação da modalidade quanto a integração de vários nadadores pelo Brasil.
"Com a realização destas ações, estamos tendo um crescimento expressivo no número de atletas, número de clubes, o aumento de novos profissionais trabalhando nas águas abertas"

Curiosamente, pedimos a "Serjão" uma avaliação diante da expectativa para a formação de novos atletas olímpicos no Brasil a nível de Poliana Okimoto ou Ana Marcela Cunha.
"Poliana Okimoto e Ana Marcela são atletas que conseguiram deixar um legado muito grande para as águas abertas, temos certeza que num futuro bem próximo teremos grandes atletas se destacando nas águas abertas, pois já estamos colhendo alguns frutos com a nossa seleção juvenil e júnior"

Durante a semana, os participantes puderam expor seus trabalhos num grupo formado exclusivamente. Um vídeo do Projeto Crianças no Mar, elaborado pela Profa. Márcia, em Piuma/ES, foi compartilhado, promovendo os pequenos nadadores entre 06 e 12 anos, em suas primeiras provas de Águas Abertas:



Veja alguns slides do evento via Google Meet:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes