FAN realiza prova de maratona aquática com 100% das regras aplicadas - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

FAN realiza prova de maratona aquática com 100% das regras aplicadas

Compartilhe
A FAN realizou com total sucesso e repercussão positiva sua primeira competição oficial de Maratona Aquática. A modalidade que tem sido até então um desafio para a entidade, enfim ganhou notoriedade das equipes e atletas participantes do Festival FAN de Águas Abertas. Ao todo foram 62 inscritos de 19 equipes. A equipe Cerveira Team fez a maior pontuação na competição, seguida do Aeroclube.

O dia 24 de outubro de 2021 marcou o início oficial das Maratonas Aquáticas no estado do RN, com a realização do Festival FAN de Águas Abertas na praia de Ponta Negra. Foi o primeiro evento que cumpriu integralmente 100% das regras da modalidade, principalmente com saída e chegada na água. Isso porque até então, diversos eventos de águas abertas realizados em Ponta Negra demonstravam dificuldades em aplicar todas as regras de Maratonas Aquáticas.

Foto: FAN


A competição foi uma verdadeira "volta por cima", tendo em vista a organização pontual, com a devida liberação do espaço público pela SEMURB e apoio dos Bombeiros, Capitania dos Portos, STTU, Guarda Municipal e Urbana. Marcada para largada às 11h00, a competição iniciou exatamente às 10h59 no horário de Brasília e concluiu por volta das 12h10 (última nadadora), com largada do feminino 05 minutos após o masculino.

Foto: Franklin Rodrigues


A nadadora Julia Helena Mauad (15 anos) foi a vencedora geral do feminino e, por incrível que pareça, fez o tempo mais rápido que os homens. Em outras palavras, Julia foi a nadadora campeã geral da competição. Débora Fernandes também foi destaque na competição; além de ser a vice-campeã geral do feminino, Débora foi a quarta geral. Ou seja, dentre os 05 primeiros colocados, 02  eram mulheres.

Como a competição permitia a disputa entre equipes federadas e não-federadas, a equipe Cerveira Team fez a maior pontuação (348,5 pontos), seguida do Aeroclube (165 pontos) e da equipe Nadadores de Ponta Negra (159 pontos). A premiação foi medalha de participação para todos que concluíram a prova, medalhas alusivas de ouro, prata e bronze para os 03 primeiros colocados de cada categoria e troféus para os 03 primeiros colocados no geral.

Foto: FAN


A equipe de arbitragem da FAN deu um show de organização, como em eventos anteriores, com o diferencial da organização pertencer à FAN. Comandada pela presidente Rosileide Brito e pelo árbitro geral Jean Carlos, a equipe de arbitragem foi altamente competente diante do trabalho realizado, entrando para  a história da FAN como a primeira equipe a realizar um evento de Maratonas Aquáticas no RN integralmente.

Primeira equipe de arbitragem de Maratonas Aquáticas do RN
Créditos: FAN


Numa rede social, a FAN fez questão de agradecer ao apoio e orientação do coordenador de Maratonas Aquáticas da CBDA, Sérgio Silva, da árbitra da CBDA/FINA, Ione Borges, e da contribuição decisiva da gerente da FAN, Luciene Vieira, que fez análise para a classificação dos resultados diretamente de Brasília. Luciene, conhecida como "Lu", havia viajado para acompanhar o pai que estava com covid em Brasília e por via online recebeu os dados da FAN e imediatamente fez a classificação, reenviando pra federação num período recorde.

A FAN também fez questão de publicar:

Parabéns especial aos Atletas que participaram do evento e acreditaram que todo isso seria e foi possível.
Agradecimento a todos os órgãos que estiveram presentes em nosso evento dando apoio e segurança: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, STTU, Defesa Ambiental, Urbana entre outros e nossos amigos do apoio dos barcos, caiaques e guarda vidas.
Essa foi a primeira de muitas que virão em 2022 para enfim fortalecermos as Água Abertas no nosso estado.
Parabéns a todos!
Parabéns a FAN!!!

Foto: Franklin Rodrigues



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes