#tbt de hoje: Paulo de Tarso em sua primeira competição em 1967 - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

#tbt de hoje: Paulo de Tarso em sua primeira competição em 1967

Compartilhe
O #tbt de hoje é especial. Vamos contar um pouco de nossa história e de como o primeiro nadador potiguar que fez os 100 m Livre abaixo de 01:00.00 participou de sua primeira competição. Vamos lembrar também da primeira competição que determinou a formação da primeira equipe de natação no RN, ainda na década de 1960. A foto em destaque é uma relíquia histórica cedida especialmente pelo nadador master Paulo de Tarso, que acompanha o relato de como nadadores da época foram selecionados para a formação da primeira equipe de natação no RN.

Data: 06 de setembro de 1967
O então nadador Paulo de Tarso, no auge de seus 12 anos de idade (equivalente hoje à categoria petiz I), estava inscrito junto ao falecido José Renato Alves (Zezé, +1998) e tantos nomes que fomentaram o surgimento da primeira equipe de natação do Rio Grande do Norte.

"Eu acho importante essa competição, foi a minha primeira competição, mas também foi a primeira de Zezé (tá aí como José Renato do Salesiano), Eduardo Guerra, Estevão Mosca, todos esses participaram de sua primeira competição e foi daí que Daiô selecionou pra fazer a primeira equipe" - conta Paulo de Tarso, hoje com 66 anos de idade.

Paulo de Tarso tornou-se multi-medalhista brasileiro master, dono de 21 ouros, 30 pratas e 21 bronzes só em campeonatos nacionais da categoria master e também foi Top 10 FINA master em 2018, na prova de revezamento 4x100m Medley Masculino 200+ [200-239]. Ele lembra com nostalgia os tempos de garoto quando nadou ao lado dos primeiros nomes que se inscreveram no "V Jogos Colegiais" do RN.

Num encarte da época compartilhado pelo nadador, destaca-se como a natação do RN teve forte influência em suas origens tanto dos militares da Marinha quanto dos americanos que continuaram morando em Natal, após a participação do Brasil na II Guerra Mundial. Isso, porque especialmente em Natal, capital do estado, era onde havia sido construídas as primeiras piscinas próprias para natação competitiva, como a do Tirol Tenis Clube (hoje onde fica o Aeroclube) e que foi palco da primeira competição em que Paulo de Tarso e diversos atletas começaram a competir.

Créditos da foto: Paulo de Tarso


Primeira competição em águas abertas é anterior à de piscina
Historicamente*, há registros das primeiras competições de águas abertas promovidas há mais de 100 anos, em Natal, às margens do Rio Potengi, que foram promovidas pelos militares da Marinha. Eram competições de exibição de nado livre apenas, em raias semelhantes às do remo e por isso haver semelhança no surgimento dos primeiros clubes esportivos que tinham o nome "remo" ou "regatas" atrelado. Aquela que teria sido a primeira competição no Rio Potengi foi registrada em 1918; dentre as premiações: participação em bailes de gala na alta sociedade potiguar.

Até então, a natação em piscina só era praticada a princípio, por militares, principalmente como treinamento. Aos poucos, o fomento pelo interesse dos cidadãos civis podia envolver a beleza de notícias sobre Jogos Olímpicos, principal evento-motor de práticas esportivas, para o aprendizado da natação, ou como meio de sobrevivência de pescadores, bombeiros ou profissões relacionadas.


Meio século: 50 anos depois...
Conforme consta num encarte da época, o V Jogos Colegiais do RN, foi realizado na piscina do Tirol Tenis Clube (hoje Aeroclube), palco da primeira competição de nosso multi-medalhista brasileiro e Top 10 FINA Master, Paulo de Tarso, e de grandes nomes como José Renato Alves "Zezé" (+1998).

"Zezé" foi determinante na competitividade da década de 1970. Emparelhado com Paulo de Tarso, por vezes se confundiu quem teria sido o primeiro nadador potiguar a romper a barreira do 01:00.00 nos 100 m Livre. Ambos amigos de época, ao mesmo tempo se tornavam os maiores adversários em provas como os 50 e os 100 m Livre. Mas o mérito do registro pertence sim a Paulo de Tarso, sem sobra de dúvidas, por mais que aquela competitividade de Zezé um dia tenha produzido atletas de equipes que se sentem enormemente agradecidos por tudo que ele representou em sua formação.

Mas eles não estavam sós. Citamos os nomes dos participantes inscritos naquela que, segundo Paulo de Tarso, foi sua primeira competição de  natação e a primeira de muitas que se seguiram até hoje dos nadadores:

 

Damas (Feminino)

Cavalheiros (Masculino)

Infantil
Mônica Castelo Branco (Escola Doméstica)
Suely Araújo (Escola Doméstica)
Lorena Morais (Escola Doméstica)
Nadja Nóbrega (Escola Doméstica)
Lorena Morais (Escola Doméstica)
Lêda Queiroz (Colégio Batista)
Maria da Glória (Colégio Batista)

Juvenil – meninas
Ilza Brandão (Imaculada Conceição)
Maria Guilhermina (Imaculada Conceição)
Suely Teixeira (Escola Doméstica)
Dinária Paiva (Escola Doméstica)
Maria das Graças (Atheneu)

Juvenil – moças
Azileide Reis (Atheneu)
Maria Edith (Escola Doméstica)
Etiene Gomes (Escola Técnica)
Ana Elizabeth (Imaculada Conceição)
Socorro Queiroz (Colégio Batista)

 

 

Infantil
Paulo de Tarso (07 de setembro)
Roberto Wagner (07 de setembro)
Waldemir Xavier (Atheneu)
Eduardo Guerra (Industrial)
Renato Duarte (Salesiano)
Ronaldo Duarte (Salesiano)
Roberto Silva (Sto. Antônio)
Ricardo Lessa (Sto. Antônio)
Walter Dore Filho (Sto. Antônio)

Juvenil-júnior
Francisco Assis (07 de setembro)
José Gomes (Industrial)
Alfredo Guerra (Industrial)
José Renato "Zezé" (Salesiano)
Eduardo Henrique (Salesiano)
Alexandre Arruda (Salesiano)
Alcides Oscar (Salesiano)
Cláudio Henrique (Sto. Antônio)
Paulo Emerenciano (Sto. Antônio)
Adonai Reis (Sto. Antônio)
Marcelo Castelo Branco (Sto. Antônio)

Juvenil-sênior
Thalles Navarro (07 de setembro)
José Siqueira (07 de setembro)
Carlos Solon (07 de setembro)
Ary Alecrim Filho (07 de setembro)
Nelson Oliveira (07 de setembro)
Estevam Mosca (Atheneu)
Francisco das Chagas (Atheneu)
Gerado Magela (Atheneu)
Cícero Onofre (Atheneu)
Fred Azevedo (Atheneu)
Luiz Gonzaga (Atheneu)
Francisco Marcos (Salesiano)
Marcelo Carrilho (Sto. Antônio)
John Van Horn (Sto. Antônio)
Paulo Sérgio (Sto. Antônio)
João Porfírio (Sto. Antônio)
Jorge Eduardo (Sto. Antônio)
Mark Emerson (Sto. Antônio)
Júlio Cesar (Sto. Antônio)
Maurício Soares (Industrial)
Carlos Roberto (Industrial)
Julio Virgulino (Escola Técnica)
Fernando Antônio (Pe. Monte)
Alvamar Costa (Pe. Monte)
José Luiz (Municipal)


A partir dessa primeira competição, Paulo de Tarso, José Renato "Zezé" e outros nadadores foram selecionados para integrarem uma equipe que passou a treinar especificamente natação nos anos seguintes. Com o surgimento da Federação Aquática em 1970, só em 1972 que Paulo de Tarso tornou-se o primeiro potiguar a romper a barreira do 01:00.00 nos 100 m Livre.

Fonte: * Informações pessoais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes