Campeão olímpico Ítalo Ferreira é homenageado pela presidente da FAN - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Campeão olímpico Ítalo Ferreira é homenageado pela presidente da FAN

Compartilhe
O surfe é um desporto aquático que exige movimentos de domínio sobre a água em mar aberto. Assim como o surfe, o remo, a canoagem,  a vela e a travessia aquática do triátlon, o que diferencia essas modalidades aquáticas das demais é justamente o auxílio de algum equipamento (prancha, barco, canoa, bicicleta). Por isso, mesmo sendo "aquático", o surfe merece um destaque especial aqui no blog, especialmente pela conquista que se "eternizou" com o ouro olímpico de Ítalo Ferreira, o potiguar da linda Baía Formosa/RN.


Nem bem tomados pela emoção da conquista, a madrugada de segunda-feira, dia 27 de julho, marcou história para o povo do Rio Grande do Norte. Outrora, os portugueses estiveram por aqui por volta de 1492, só "oficializando" a descoberta da "nova terra" em 1500. Controvérsias históricas à parte, a Olimpíada de Tóquio marcou um novo "descobrimento" do Brasil, a partir do povo potiguar, tanto com a primeira medalha de ouro conquistada por um brasileiro nessa olimpíada, quanto pela primeira vez que a modalidade de surfe entrou para os Jogos Olímpicos.

A presidente da FAN não se conteve com a emoção compartilhada, desde quando as primeiras notícias chegaram do ouro olímpico de Ítalo Ferreira. E publicou em sua rede social, homenageando nosso campeão olímpico:


É bem verdade que o nosso povo é humilde e que essa humildade passa de pai pra filho, através das gerações, mesmo com todos os falsos estereótipos que se faz do nordestino no sul/sudeste do Brasil. Um dos principais falsos estereótipos é que vivemos de esmola sob uma seca escaldante. Talvez esses falsos estereótipos não tenham nascidos necessariamente por aqui, mas tenham sido importados, com muitos preconceitos que ainda deixam várias modalidades aquáticas engessadas e sem destaque mundial ou olímpico.

Das modalidades aquáticas, até então, só conhecemos os títulos de Marcos Macedo e agora do Ítalo Ferreira, dentre os potiguares que se tornaram olímpicos. Temos sim muito mais atletas olímpicos que marcaram nossa história: Magnólia Figueiredo (atletismo), Oscar Schmidt (basquete) e Virna Dias (Vôlei) são exemplos. Nosso povo tem muito o que se orgulhar dos filhos que produz.

O esporte renova o valor que o potiguar tem diante do Brasil e do mundo. Ítalo rompeu limites, acreditou, fez por merecer e colocou o RN no lugar mais alto do pódio. Ei, não foi de qualquer pódio, não, "vi'se, minino"! Foi de um pódio olímpico que poucos brasileiros chegaram ali.

Parabéns, Ítalo.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes