Aeroclube é destaque ao entrar para o ranking de clubes do Brasil em 2020 - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Aeroclube é destaque ao entrar para o ranking de clubes do Brasil em 2020

Compartilhe
A equipe de natação do Aeroclube tem o que comemorar antes mesmo de começar oficialmente a temporada de competições 2021. Inclusa dentre outras modalidades do clube, a equipe do Aeroclube entrou para o ranking brasileiro de clubes de 2020, sendo destaque do RN ao ser listada dentre as melhores de todo o Brasil por pontuação. No quadro de medalhas, o Aeroclube se destaca à frente de clubes como Fluminense e Corinthians. Clubes como ABC e América não entraram no ranking.


O ranking reflete a situação de performance e a atuação esportiva da rede de clubes integrados ao longo do Ciclo Olímpico 2017-2020. Da forma como está organizado por modalidade, o ranking atual demonstra na prática, o cenário do esporte nacional, apresentando os melhores resultados dos clubes multiesportivos e mais estruturados, e ao mesmo tempo, destacando clubes monoesportivos com resultados relevantes e específicos.  (...) A soma das conquistas de cada clube gera um Ranking organizado por modalidade e demonstra a sua posição no âmbito dos clubes integrados ao CBC e que refletiu, na prática, o cenário do esporte nacional.  –  Nota do CBC 

O lançamento do ranking em sua primeira edição considerou o período de 2017 a 2020, passando agora a ser publicado anualmente em relação aos resultados do ano anterior. Ou seja, o ranking de 2021 será divulgado em 2022 e assim sucessivamente. No ranking da natação, o Aeroclube é listado na 27ª colocação.

Paralelamente, o CBC – Comitê Brasileiro de Clubes também divulgou um "Quadro geral de medalhas" em que lista o Aeroclube na inédita 5ª colocação geral. Perdendo para clubes como o Flamengo (3º), Minas Tênis Clube (2º) e Pinheiros (1º lugar), o Aeroclube se destaca à frente de tradicionais clubes brasileiros na pontuação geral de todas as suas modalidades (exceto na modalidade de futebol), como os clubes: Grêmio Náutico União (6º), Fluminense (17º), Botafogo (23º), Sport Clube do Recife (24º), Vasco da Gama (31º), Palmeiras (34º) e Corinthians (43º).

Equipe de natação do Aeroclube
Foto: Divulgação/Instagram


Segundo nota divulgada:
O Quadro Geral de Medalhas do CBC é a consequência final do somatório do ranqueamento [sit.] por esporte. Sua lógica vem do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos, onde [sit.] as referências são as medalhas de ouro, prata e bronze. Portanto, quanto mais esportes [modalidades] o Clube obtiver em primeiro lugar, mais medalhas de ouro ele terá, [sit.] e assim, sucessivamente, [sit.] com a prata e o bronze.

Em outras palavras: quanto mais atletas no individual ou equipes coletivas aquele clube tiver ao conquistar medalhas importantes a partir dos Jogos Olímpicos [mundiais, pan- e sul-americanos, brasileiros e regionais], maior será sua pontuação no ranking anual do CBC.

No ranking por medalhas, o Aeroclube é listado com 02 ouros, 01 prata e 1.165 de pontuação total no período de 2017 a 2020.

Até então, os clube-escolas que participam de nossos estaduais têm mantido uma dinâmica diferente em relação à formação de grandes atletas e equipes que se mantivessem no esporte, mesmo depois quando entram pra universidade. Pouquíssimos são os casos de continuidade e investimento.

Uma particularidade que não deve deixar de ser observada é que em nosso estado, o Aeroclube tem ressurgido como um dos clubes que mais tem investido decisivamente na formação de grandes atletas e equipes nas mais variadas modalidades, destacando diversas conquistas ainda em 2020 com sua equipe de natação, liderada pelo técnico João Carlos (ex-Expansivo). A expectativa é que equipes do polo aquático e das maratonas em breve também tenham o que comemorar.

Links:


Em 2020, o Aeroclube foi o campeão do Festival FAN 50 Anos
Foto: Divulgação/Instagram



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes