Por que é importante ensinar as crianças a nadar? - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Por que é importante ensinar as crianças a nadar?

Compartilhe
Entre as razões pelas quais é importante ensinar os nossos filhos a nadar, a segurança é a mais importante, mas não a única. Juntamente com ela, há a possibilidade de interagir com outras crianças nas piscinas e praias, além do hábito de fazer um esporte completo e muito saudável.


A razão mais importante pela qual devemos ensinar as crianças a nadar é a segurança. Não devemos nos esquecer de que esta é uma habilidade importante para sobreviver. As estatísticas confirmam: um total de 728 crianças sobreviveria todos os anos simplesmente por saber nadar.

A natação é uma atividade física completa, pois exige que as crianças envolvam ativamente seus corpos e mentes ao mesmo tempo que se divertem. Um dos grandes benefícios da natação é que as crianças podem começar a nadar assim que completarem seis meses de idade.

D.P.



As crianças vão aprender a se sentir confortáveis na água, a fazer bolhinhas e a prender a respiração. Além disso, todo programa de natação formal contempla ensinar as crianças a flutuar de costas e a boiar. Aprender sobre isso tem grandes benefícios. Entre outras questões, a criança pode literalmente se salvar de uma situação perigosa. Os pequenos estão constantemente expostos a muitos perigos: rios, lagos, cais, um passeio de barco, uma piscina.

Além disso, quanto mais cedo você começar a ensinar a criança a nadar, mais a saúde física e mental dela vai melhorar.

D.P.



Dicas para pais treinadores
Aqui estão algumas sugestões a serem consideradas na hora de ensinar as crianças a nadar:

  • É necessário ensiná-las a nadar o mais rápido possível. É aconselhável que a criança aprenda antes de completar seis anos de idade.
  • Para que se acostumem com a água, é necessário motivar as crianças e levá-las para piscinas onde haja outras crianças brincando. Isso vai reafirmar a associação entre água e diversão.
  • Os pais devem entrar na piscina e acompanhar a criança por quanto tempo ela desejar.
  • O melhor é transformar as aulas em uma brincadeira, chamando, assim, a atenção dos pequenos.
  • Os pais treinadores não devem pressionar as crianças. É necessário que os adultos relaxem.
  • Certamente um ambiente descontraído vai fazer com que a criança aproveite a experiência e fique motivada a aprender a nadar. Tudo deve ser uma experiência positiva para que, assim, ela tenha vontade de voltar.

Com essas noções básicas, porém eficientes, a tarefa de ensinar as crianças a nadar pode ser um pouco simplificada. Assim como mencionamos, os benefícios são enormes e, mais importante ainda, essa é uma ferramenta que o seu filho vai poder levar pela vida toda.

Fonte: Sou mamãe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes