#tbt de hoje: Recordistas no Estadual instigam duelos - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

#tbt de hoje: Recordistas no Estadual instigam duelos

Compartilhe

Há praticamente 05 anos, Lucas Siqueira e João Paulo Coutinho duelavam nas provas de 50 e 100 m Livre de tal modo que levantavam a torcida na arquibancada. Publicada em 12 de novembro de 2015, uma das matérias mais clicadas na época está de volta no #tbt de hoje. Confira:



A temporada 2015 do Campeonato Estadual de Natação acabou no último final de semana, 08 e 09 de novembro, com o estabelecimento de 12 novos recordes. Dentre os recordistas, João Paulo Coutinho e Lucas Siqueira duelaram nas duas principais provas de velocidade da natação, chegando à casa dos 53’’ nos 100 m Livre e o incrível recorde nos 50 m Livre na casa dos 23’’. Atletas de ponta da natação potiguar, eles contam como tem sido seu desempenho e sua expectativa para as próximas competições.
 
Largada para o 100m Livre Masculino no Estadual
Foto: Lucas Siqueira

Ao contrário do que se observa em quem bate em 1º ou 2º lugar numa prova de velocidade, uma concorrência saudável acaba promovendo a evolução do nível de competição e fazendo com que os atletas se instiguem a acreditarem cada vez mais no seu potencial. Exemplo disso foram os duelos entre Lucas e João Paulo nos 50 e 100 m Livre, em que um revezou com o outro o lugar mais alto do pódio.

Amigos de piscina, por um lado, João Paulo fala que essa concorrência “é sinal de que a natação do Estado está evoluindo. Além de que, nadar com alguém que tenha tempos parecidos com o seu é sempre mais motivante e instigante!

Enquanto isso, Lucas Siqueira diz que a concorrência numa prova de natação “nos motiva a sempre querer buscar melhorar mais, com intuito de superar a nós mesmos e não um ao outro”.

O resultado dessa evolução foram os ótimos desempenhos dos atletas na última etapa do Estadual, pulverizando um recorde que durava 07 anos. A propósito, os recordes da prova dos 50 m Livre Masculino na categoria júnior/sênior têm sido batidos numa frequência de 07 em 07 anos. Confira abaixo:

50m Livre – Histórico dos últimos recordes no
Campeonato Estadual
Data
Atleta
Recorde
25/08/2001
Rômulo Jordão
23’’82
21/11/2008
Luiz Eduardo Costa
23’’69
08/11/2015
Lucas Siqueira
23’’65


Diante do feito, Lucas chegou a se emocionar com o próprio desempenho:
Foto: Lucas Siqueira
Isso me fez aprender que nós temos que derrubar o monstro que há em nossa cabeça e soltar o outro MONSTRO que quando você acredita que é capaz, você consegue chegar aonde almeja, por mais que pareça difícil e impossível (assim como eu pensava sobre o recorde)”, comentou Lucas.

Além do recorde de Lucas no 50m Livre, João Paulo também não deixou por menos nos 50 m Costas e 400 m Livre. Uma simples incitação (“cutucada”) do técnico para quase 05 segundos nos 400 também serem pulverizados. Resultado de uma “aposta” entre o técnico Rodrigo e a equipe do CEI, o recorde no 400 beirou o limite de João Paulo:

Se a gente ganhasse 25 medalhas de ouro, ele ia ter que nadar 500 metros e pagar o nosso lanche. Se não, nós teríamos um treino de 10 mil metros. Antes de eu nadar os 400 Livre, Rodrigo falou que se eu fizesse abaixo de 04’25.00’’, ele contaria como duas medalhas. A prova foi bem legal, contei com a torcida de toda a equipe (que agora dependia do meu tempo para ganhar a aposta), e toquei na placa com o tempo de 04'24.97’’! Bem no limite!




João Paulo Coutinho comemora o recorde nos 400 m Livre
Foto: João Paulo


Patrocínio
Mesmo diante dos ótimos resultados dos atletas potiguares que lhes dariam destaque no cenário nacional, quando o assunto é patrocínio, a realidade não muda como tem sido há muitos anos na natação potiguar.

Foto: Lucas Siqueira

O Rio Grande do Norte não investe nos atletas, perdendo vários que possuem talento pra outros Estados. Pra conseguir alguma coisa, cada um tem que correr atrás ou por conta própria. Único patrocínio que tenho é da academia Energy Fitness”, conta Lucas Siqueira. 



João Paulo concorda:
Foto: João Paulo Coutinho
São várias viagens durante o ano, além dos custos de cada prova e do treinamento. Gastamos com academia, suplementos, nutricionista e por aí vai. Tenho obtido resultados positivos nos campeonatos Nordeste e Norte-Nordeste, chegando a ganhar o troféu de atleta mais eficiente em algumas dessas etapas. Em Campeonatos Brasileiros, consigo me colocar entre os oito finalistas em uma ou duas provas. Aqui em Natal é raro ouvir falar de alguém que tenha patrocínio, não só na natação, mas na maioria dos esportes. Fato decorrente da falta de valorização dos atletas”.



Superando dificuldades
Ainda que não só na natação, hoje quem pratica um esporte diferente do futebol precisa amar mesmo o que faz. Evoluir numa prova, manter-se orientado pelo técnico e vencer desafios dentro e fora da piscina são características quase heroicas de um nadador. Nesse ponto, os nadadores João Paulo e Lucas Siqueira falam das dificuldades que enfrentam:

Lucas:
A dificuldade maior no momento é a falta de tempo pra treinar, devido à carga horária da faculdade. Cheguei há pouco tempo do JUBs, consegui baixar todos os tempos, foi um resultado bom, mesmo não tendo tempo suficiente pra treinar”.

Lucas estuda na UFRN e representou a entidade sendo finalista nos JUBs
Foto: Lucas Siqueira



João Paulo:
Confesso que a falta de estrutura para o treinamento fora da piscina (o que inclui uma preparação física adequada, nutricionista, psicólogo etc.) chegou a me desmotivar um pouco. É difícil fazer tempo bom quando seu treino se resume à piscina

Foto: João Paulo



E mesmo diante das dificuldades, os atletas de ponta fazem planos para 2016:

Lucas:
Meu foco próximo ano é nos regionais e no JUBs”.

João Paulo:
Pretendo me organizar para o próximo ano e tentar montar um planejamento que esteja ao meu alcance. Consegui a aprovação no concurso da EEAR. Já ouvi vários relatos de que as Forças Armadas incentivam bastante o esporte, tanto de outros atletas, como dos próprios militares. Acredito que além de encaminhar minha vida profissional, o ingresso na Aeronáutica seja também uma nova oportunidade como atleta”, conta João Paulo. “Minha relação com Rodrigo sempre foi boa, e eu o admiro muito! Ele é meu técnico, mas também é meu amigo, e eu sei que posso contar com ele sempre”.

João Paulo Coutinho: recordista no 50m Costas e 400m Livre
Foto: João Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes