Quais são os primeiros socorros em caso de afogamento? - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Quais são os primeiros socorros em caso de afogamento?

Compartilhe

Em caso de afogamento, a primeira coisa a fazer é tirar a vítima da água. O ideal é socorrer a pessoa que está se afogando sem entrar na água, utilizando uma boia, tábua, colete salva-vidas, corda, galho ou qualquer outro objeto que a faça flutuar ou lhe permita agarrar para não afundar.



A seguir, providencie um cabo para rebocar a vítima no objeto flutuante. O cabo deve ter um laço para que a pessoa possa prendê-lo ao corpo, já que a correnteza pode impedi-la de segurar no cabo. Após retirá-la da água, mantenha-a aquecida e peça ajuda ligando para o número 193. Se a vítima estiver consciente, deixe-a sentada enquanto aguarda pela chegada da ambulância.

Se estiver inconsciente, siga os seguintes primeiros socorros:

  • 1) Deite a vítima de lado e mantenha-a aquecida;

  • 2) Observe se ela está respirando;

  • 3) Siga as instruções dadas pelo atendente do 193 e leve a vítima ao hospital ou espere pela chegada do socorro.



Se a pessoa não estiver respirando, é necessário fazer a reanimação cardiopulmonar:

  • 1) Posicione a vítima deitada de barriga para cima sobre uma superfície plana e firme (a cabeça não deve estar mais alta que os pés para não prejudicar o fluxo sanguíneo cerebral);

  • 2) Ajoelhe-se ao lado da vítima, de maneira que os seus ombros fiquem diretamente sobre o meio do tórax dela;

  • 3) Com os braços esticados, coloque as mãos bem no meio do tórax da pessoa (entre os dois mamilos), apoiando uma mão sobre a outra;

  • 4) Inicie as compressões torácicas, que devem ser fortes, ritmadas e não podem ser interrompidas;

  • 5) Não faça respiração boca a boca;

  • 6) O melhor é revezar nas compressões com outra pessoa, mas a troca não deve demorar mais de 1 segundo;

  • 7) A reanimação cardiorrespiratória só deve ser interrompida com a chegada do socorro especializado ou com a reanimação da vítima.


Não tente fazer a ressuscitação dentro da água. Sempre que possível, retire a vítima da água na posição horizontal. Nunca tente salvar uma vítima de afogamento se não tiver condições para o fazer, mesmo que saiba nadar. É preciso ser um bom nadador e estar preparado para salvar indivíduos em pânico.

Lembre-se que quase metade das pessoas que se afogam sabem nadar. Portanto, se não for apto para prestar o socorro, marque o local do afogamento e procure ajuda.

Fonte: Médico Responde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes