Ex-pescador se tornou campeão de natação - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Ex-pescador se tornou campeão de natação

Compartilhe
Entre as tantas boas histórias da natação nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, a do campeão dos 800 metros nado livre masculino chama a atenção. Estamos falando de um jovem magro, nem tão alto, que aprendeu a nadar para ajudar a família na pesca e que fez do rio a sua diversão durante a infância.

O vietnamita Nguyen Huy Hoang é um jovem de 18 anos, 1,78m de altura e apenas 56 kg; nasceu na cidade de Tuyen Hoa, na província central as margens do rio Giahn. É o filho caçula dos seis irmãos de uma família de pescadores. E foi nesse ambiente, no rio e na pesca, que Hoang cresceu. Segundo o pai, desde o primeiro ano de vida já estava no barco e aos três, já pulava na água para ajudar na pesca de gaiolas. Entre os apelidos, Hoang era chamado de “lontra”, pela habilidade na água e a pele mais escura.

Com a juventude, ir e vir no rio Giahn virou a alegria, o prazer e a rotina de Hoang. Habilidoso na prática, foi levado para uma equipe de natação, mas chorava muito ao ficar longe da família. Eram 50 quilômetros diários para poder nadar na piscina.

Aos 14 anos, Hoang já estava na Seleção Júnior do Vietnã. No ano seguinte, disputou os Jogos do Sudoeste Asiático Júnior e saiu de lá com cinco medalhas de ouro. A habilidade para o fundo já era evidente vencendo as provas de 200, 400 e 1500 metros nado livre. Com 16, conquistou o seu primeiro título nacional e explodiu ao vencer os Jogos do Sudoeste Asiático no ano passado na prova dos 1500 metros nado livre.

Em 2018, ele foi ainda mais longe. Sem qualquer expectativa, tornou-se o primeiro nadador do Vietnã a conquistar medalha nos Jogos da Ásia. Foi prata nos 1500 metros nado livre e bronze nos 800.

Crédito: Zing.vn


Dos Jogos da Ásia, para os Jogos Olímpicos da Juventude onde foi o representante solitário do Vietnã. Lá, terminou os 400 metros nado livre em quarto lugar, quebrando o recorde nacional dos 400 metros nado livre com expressivos 03’48.85’’. Quatro dias depois, voltou a piscina para vencer os 800 e novo recorde nacional 07’50.20’’. Agora, com os 1500 livre e a prata dos Jogos da Ásia com 15’01.63’’, Hoang acumula os três recordes nacionais absolutos das provas de fundo.

Pouco restou daquele menino escuro e que brincava de nadar no rio Giahn. Hoje, trata-se de um promissor nadador de fundo e esperança do Vietnã para, pelo menos, a primeira final olímpica da história da natação do país. Para isso, Hoang não se diverte mais no rio pescando com gaiolas, são 20 quilômetros diários na piscina.

Crédito: Best Swimming



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes