Novidades para o Circuito Master do RN 2013 - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Novidades para o Circuito Master do RN 2013

Compartilhe

Desde 2008, a Federação Aquática Norte-riograndense – FAN vem promovendo um evento que busca a participação de atletas com idades variadas a partir dos 25 anos: o Circuito FAN Master de Natação. A participação dos atletas começou de forma modesta, mas em 2012, o circuito já contava com 17 entidades representadas por mais de 200 atletas na fase final, destacando a participação de equipes vindas de Mossoró como o SESI e a UFERSA.


As provas até então se limitavam aos 50 m de cada estilo, tendo sido incluídas as provas de 100 m Livre, 200 m Medley e Revezamento 4x50m Livre Misto. No entanto, recentemente a FAN publicou o regulamento do circuito que valerá para este ano de 2013 com diversas novidades, dentre as quais a inclusão de novas provas, certamente na intenção de promover a participação e a competitividade das várias entidades que prestigiam e enaltecem esse evento.


O circuito terá, portanto, as seguintes provas:
       50m e 100m Borboleta;
       50m e 100m Costas;
       50m e 100m Peito;
       50m, 100m e 200m Livre;
       100m/200m Medley (dependendo da piscina de 25m ou 50m);
       200m de Revezamento 4x50m Livre categoria 100+ e
       200m de Revezamento 4x50m Livre categoria 160+.

O Prof. Gustavo Silva da UFERSA diz que “as mudanças feitas pela FAN, em comum acordo com os técnicos das equipes de natação master são extremamente benéficas para a natação do Rio Grande do Norte.” Quanto à inclusão das novas provas, Gustavo afirma que isso “auxiliará no treinamento dos nadadores que participam destas provas em eventos regionais, nacionais e internacionais. Os tempos obtidos no Circuito servirão de base para outras competições, além de tornar as Etapas mais competitivas”.

Foto: Franklin Rodrigues (arquivo pessoal)


Além das novas provas incluídas no circuito, o regulamento também prevê a participação de atletas federados e não-federados, ou seja, atletas com registro na FAN/CBDA ou mesmo aqueles que porventura, acompanham a natação potiguar sem um currículo “oficializado” de atleta. Com essa possibilidade, o circuito torna-se aberto à participação de atletas universitários que tenham interesse em evoluir seus resultados em provas específicas, demonstrados nas últimas participações da UFERSA, a UNI/RN e a UFRN.


Foto: Franklin Rodrigues (arquivo pessoal)


Outra novidade no regulamento de 2013 é a variabilidade das provas ocorrerem em piscina de 50 m e de 25 m, alternando a cada etapa seguinte. Segundo a FAN, os locais também já foram definidos, mas para o Prof. Gustavo Silva “a UFERSA está disposta a sediar a II Etapa do Circuito em Mossoró. Creio que é importante divulgar a natação master no interior do Rio Grande do Norte, especialmente em Mossoró, onde temos muitos nadadores”. 

Observamos com isso o destaque da UFERSA que foi a equipe vice-campeã do circuito em 2012, demonstrando o quanto nadadores fora da capital potiguar superam todas as expectativas e contribuem para uma melhor competitividade no Estado.

Foto: Franklin Rodrigues (arquivo pessoal)


Aberto, portanto, à participação variada de atletas sejam federados ou não, universitários ou não, o circuito master tem muito a demonstrar diversas virtudes alcançadas com o decorrer dos anos por diversos atletas que se encontram num estágio elevado de maturidade e assim podem contribuir enormemente com a natação potiguar, principalmente aos iniciantes. É o caso de diversos pais, professores e técnicos de natação que de um lado, em suas piscinas transmitem sua experiência teórica a quem está começando e por outro, sua experiência prática na participação desse evento.

A Profa. Nancy Lamartine da UFRN é um exemplo; ela vem participando ativamente do circuito e conseguindo destaque como na travessia de Ponta Negra realizada pelo SESC ano passado, em que foi a campeã da categoria 50-59 anos. A respeito do regulamento da nova temporada, ela afirma que “hoje, nós que fomos atletas no passado, gostamos e temos interesse de ir a algum evento maior. E não só de ficar brincando de fazer ponto para os clubes locais. (...) Gostei muito da ideia da FAN”.

Foto: Franklin Rodrigues (arquivo pessoal)


Em fim, o circuito promovido pela FAN tem cada vez mais cativado nadadores de diversas categorias no Estado e motivado a prática da natação em qualquer idade. Esperamos que além do regulamento com todas as suas possibilidades, mais e mais atletas e equipes tornem o circuito uma oportunidade de integração que revelem seus destaques de dentro e fora da capital potiguar. E que acima de toda competitividade, a natação master também seja vista como opção de atitude saudável, dentro da interação social promovida pela FAN.

Para conferir o regulamento na íntegra, acesse:
Foto: Franklin Rodrigues (arquivo pessoal)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes