Equipe do RN vai a Palhoça/SC encarar brasileiro master

A equipe master do Rio Grande do Norte esteve em Palhoça/SC participando do 57º Campeonato Brasileiro Master de Natação, no período de 21 a 24 de abril. Promovido pela ABMN em parceria e com apoio de diversas entidades, o evento marcou a abertura da temporada do circuito nacional com a presença de 423 atletas, sendo 10 estrangeiros (Argentina e Paraguai) e ainda, 102 recordes batidos, sendo 02 mundiais. As instalações da UNISUL que havia recebido o Torneio Open CBDA em dezembro de 2015 voltaram a receber um evento digno dos maiores nadadores masters do Brasil.


Em comparação com o campeonato brasileiro master realizado no Rio de Janeiro em novembro do ano passado, era de se esperar o nível altíssimo que atraiu o ex-seleção brasileira de natação, Diogo Yabe, agora master 35+. De cara no primeiro dia de competição, Diogo estabeleceu novo recorde mundial para o 400m Medley com 04’37.36’’. Dois dias seguintes, já no terceiro dia de competição, novo recorde mundial foi estabelecido por Diogo, agora no 200m Medley, com 02’07.24’’. Além disso, 40 novas marcas sul-americanas e 60 brasileiras demonstraram a alta competitividade do evento master.
 
Diogo Yabe (ex-seleção brasileira de natação) casado com Fabíola Molina


Dentre as 47 equipes pequenas, a RN Master conseguiu figurar a 10ª colocação final, com 02 medalhas de prata, 03 de bronze e 10 de honra (4º ao 8º). A equipe foi integrada pelos nadadores: Franklin Rodrigues, George Fonseca, Rone Vicente e Paulo de Tarso. Participando de seu primeiro brasileiro master, George Fonseca mostrou-se empolgado por ter conseguido prata no 100m Livre, a poucos centésimos do ouro.

Segundo depoimento do atleta vice-campeão brasileiro:
George Fonseca
Prata no 100m Livre
Voltei a nadar há 08 meses, depois de 21 anos parado e com um agravante de 20 anos de fumante, não sei expressar com palavras a sensação de retornar às piscinas e superar meus limites, sempre fui uma pessoa de me cobrar bastante, mas de não ser disciplinado o bastante para tamanhas cobranças. Hoje maduro e com ideias claras do que eu quero pra mim, foi na natação que voltei a ter prazer sem limites outra vez. Então, o que eu puder fazer para ajudar o nosso Estado e a nossa natação, continuarei fazendo, e estou disposto e aberto para ideias e ajudas de quem se interessar.

Em outra disputa por medalha, quem levou a melhor foi o potiguar Paulo de Tarso (60+) que por um centésimo conseguiu o bronze também no 100m Livre. Segundo conta o nadador, ainda tinha dado tempo de reagir contra seu adversário durante a prova para assegurar sua medalha disputada no limite. Ou seja, a garantia de uma medalha tão importante por um único centésimo refletiu a qualidade da tomada de tempo da arbitragem através de toque na placa (1º critério de tomada de tempo segundo regras oficiais).


Paulo de Tarso, bronze no 100m Livre


Praticamente, todos da equipe medalharam no evento. Um exemplo de superação foi o bronze no 200m Peito conquistado pelo potiguar Franklin Rodrigues. Mesmo tendo treinado nos últimos meses para outros estilos, o atleta intuiu sua superação desde quando havia sofrido um estiramento na virilha esquerda, durante o brasileiro master no RJ em 2015. Não imaginava que ao enfrentar a prova, sua superação fosse presenteada com uma medalha importante.
O peito é um dos estilos que faz parte do medley, então quis experimentar a prova a nível nacional. Desde o ano passado quando sofri aquele estiramento, reservava uns 10% de volume de treino pro peito, contando com muitos alongamentos e exercícios pras virilhas. Entrei na prova querendo completar bem, sem forçar as pernadas e intuindo uma frase que deu certo: ‘A humildade nos devolve a nós mesmos’. E acabei presenteado.” – afirma o autor do blog.
 
Franklin Rodrigues, bronze no 200m Costas

Links:


Fotos:

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal


Comentários

Postagens mais visitadas