JUB’s 2018 tem novo formato – sede será em Maringá

Maringá/PR foi confirmada como sede dos JUB’s 2018. O evento está programado para o período de 04 a 11 de novembro. A 66ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros – JUB’s deve receber mais de 04 mil participantes de 26 Estados e Distrito Federal em Maringá, a terceira maior cidade do estado Paraná. O município destaca-se pela qualidade de vida oferecida a seus moradores, além de ser considerado como um dos mais arborizados e limpos do país. Os alunos-atletas competirão em modalidades como atletismo, natação, judô, taekwondo, basquete, jogos eletrônicos, voleibol, futebol, além das para-desportivas.

Dirigentes da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU realizaram vistoria nas instalações das praças esportivas de Maringá ainda no mês de janeiro. Participam da visita o vice-presidente regional da CBDU e presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários – FPDU, Ney de Lucca Mecking, o diretor de Eventos da CBDU, Alessandro Battiste, e o coordenador de Hospedagem do JUB’s, Paulo Souza.

Após uma primeira visita a alguns locais de jogos, Ney de Lucca Mecking confirmou mais uma vez as condições da cidade para receber os jogos.
Esta visita tem (sit.) como objetivo definir os locais esportivos e não esportivos que serão utilizados para o JUBs. Além de ginásios, a estrutura demanda o local para a alimentação dos atletas, para acomodar os organizadores e o espaço de confraternização dos participantes, chamado de Boulevard dos Atletas. Já sabemos que a cidade tem condições de receber os Jogos, agora, faremos esse planejamento”, disse.

Novidades
A temporada 2018 do esporte universitário brasileiro ganha um novo formato que preenche todo o calendário nacional com as modalidades já existentes dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs, além de incluir mais modalidades, ampliando e qualificando a maior competição universitária da América Latina. A partir de agora, todas as competições do calendário nacional passam a ser denominadas JUBs, onde serão todas parte dos Jogos Universitários Brasileiros.

Isso significa que o JUBs ganha uma amplitude, uma capilaridade maior, porque levamos o evento para a etapa Estadual, possibilitando que mais instituições participem da competição, mesmo que participem apenas da etapa estadual”, destaca o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral.

Antes, os alunos-atletas eram submetidos a partir das etapas regionais ou nacionais, mas a partir de agora, será possível quantificá-los a partir da fase estadual, pois no novo formato, as Federações Universitárias Estaduais farão o JUBs Estadual como primeira classificatória para o JUBs Fase Final.

Se até o ano passado (2017) a gente conseguia quantificar 80 mil participantes a partir da fase regional, esse número agora vai, no mínimo, triplicar”, exemplifica o presidente da CBDU.

Fase final e modalidades coletivas de quadra
O novo formato também irá beneficiar as melhores equipes das modalidades coletivas, uma vez que, após as etapas Estaduais, as Conferências de Quadras atuarão como última classificatória para a Fase Final da competição. O JUBs no formato anterior, que reunia diversas modalidades durante o período de duas semanas, continua acontecendo, mas agora ele passa a ser a fase final dessas etapas anteriores, com duração de uma semana.

Aqueles que conseguirem vencer as etapas estaduais e as conferências, (sit.) chegam à etapa final, ou seja, você estabelece o critério da meritocracia para a boa aplicação dos recursos. Assim, a CBDU não só amplia o evento, como o qualifica, buscando as melhores equipes”, explica Luciano Cabral.

Por meio das competições Estaduais, serão classificadas as Instituições de Ensino Superior que competirão nas Conferências Norte, Nordeste, Central e Sul de Quadras. Os três primeiros colocados em cada conferência – nas modalidades basquetebol, futsal, handebol e voleibol – disputarão a fase final do JUBs, que será realizada em Maringá.

Além das modalidades de quadra, a fase final do JUBs também contará com as competições de natação, atletismo, judô, FIFA, League of Legends, JUBs acadêmico, natação e atletismo paradesportivos, vôlei de praia e ciclismo, as duas últimas escolhidas pela cidade sede. Dessa forma, os alunos-atletas de modalidades coletivas e individuais do JUBs fase final competirão juntos, promovendo mais integração e intercâmbio de experiências.



Fonte: CBDU



Comentários

Postagens mais visitadas