Há 20 anos Ian Thorpe se tornara o mais jovem campeão mundial da história da natação

Em 15 de janeiro de 1998, o australiano Ian Thorpe com apenas 15 anos de idade havia se tornado o mais jovem campeão mundial da história da natação, ao vencer o 400m Livre no Campeonato Mundial de 1998 em Perth/Austrália. Na época, o “torpedo humano” como foi apelidado carinhosamente pelos fãs, havia conquistado o ouro ao fechar o revezamento 4x200m Livre com recorde de campeonato.

Nascido em 13 de outubro de 1982, Ian Thorpe tornou-se o mais condecorado nadador olímpico da Austrália (05 ouros). Também foi o primeiro nadador (bem antes de Michael Phelps) a conquistar inéditas 06 medalhas de ouro num único campeonato mundial. Ainda tem o título de único atleta chamado de “Nadador Mundial do Ano” por quatro vezes seguidas pela revista Swimming World Magazine. Segundo a Grand Slam International, seu passa-tempo predileto é surfar. Aos 14 anos de idade, tornou-se o mais jovem australiano a representar o time oficial da Austrália.

Créditos: D. P.


No Mundial de Perth 1998, Thorpe eletrizou o 400m Livre numa disputa a cada parcial contra seu compatriota favorito da prova, o nadador Grant Hackett. Até a metade da prova, Thorpe virou na terceira posição; tomou o segundo lugar a partir dos 250 metros, ainda estando muito atrás de Grant Hackett. Foi na última parcial que Ian Thorpe empregou aquela pernada incrível, conseguiu passar seu companheiro e por incríveis 15 centésimos, tocou em primeiro com 03’46.29’’, deixando Grant Hackett com a prata.
  
Créditos: D. P.


Estava ali o primeiro título individual da carreira do australiano que viria a se tornar o melhor nadador da história de seu país – o mais jovem campeão mundial de todos os tempos. Uma prova vencida numa estratégia impressionante de Thorpe.

Naquela época, a prova dos 400m Livre em mundiais tinha finais A e B. Thorpe foi o segundo melhor tempo nas eliminatórias com 03’51.42’’, enquanto o italiano Emiliano Brembila que nadou na mesma série fez o melhor tempo 03’50.61’’. Thorpe havia chegado ao mundial com o quarto melhor tempo da temporada. Também estava na final o campeão olímpico do 400m Livre em Atlanta 1996, o neo-zelandês Danyon Loader que terminou em 08º lugar com 03’52.26’’.

Créditos: D. P.


O brasileiro Luiz Lima foi o nosso representante entre os 41 nadadores de 32 países na prova. Luiz ficou em 14º nas eliminatórias com 03’55.81’’ e na final B melhorou para 03’52.97’’, terminando em 10º lugar atrás apenas do sul-africano Ryk Neethling.

Fontes: Wikipedia e Best Swimming


Comentários

Postagens mais visitadas