Como foi a 1ª Clínica Internacional de Natação em Natal

Sucesso total, a 1ª Clínica Internacional de Natação em Natal foi ministrada pelo editor da Best Swimming e narrador esportivo do canal SporTV, o coach Alexandre Pussield, e teve grande participação da comunidade aquática potiguar. O evento seguiu uma programação com partes teóricas e práticas e instigou a galerinha que está despontando com as dicas pontuais do coach Pussield.


Realizada nos dias 28 e 29 de abril, a 1ª Clínica Internacional de Natação em Natal contou com a participação de 80 inscritos dentre nadadores, professores de educação física, treinadores, pais de atletas e nadadores másteres. Segundo a presidente da federação, Rosileide Brito, “O evento foi muito bom, bastante proveitoso para todos que participaram. Creio que os conhecimentos e dicas do Coach farão a diferença entre os participantes, pois foram várias e inovadoras, enriquecendo o conhecimento técnico e para os atletas muitas dicas da melhoria de sua performance”.


Se por um lado o evento contou com grande participação de atletas, por outro esperava-se maior número de profissionais envolvidos com a natação no Estado para atualizar seus conhecimentos em prol de uma natação inovadora:
Achei a participação pequena por parte dos profissionais da natação, e isso é lamentável. Mas quem foi deu um passo a frente nos seus conhecimentos. Valeu a pena demais o curso. Agradeço e parabenizo ao Prof. João Carlos Lira pela iniciativa que contou com todo apoio da FAN e foi um sucesso!disse Galega.
  

O professor e técnico da equipe do Colégio Expansivo, João Carlos da Silva, conduziu a organização do evento e recebeu diversos elogios pelo trabalho que realizou a partir das inscrições e disponibilidade do IFRN, local onde a clínica foi ministrada. Para João, “o evento superou as expectativas de todos os participantes tanto na teoria como na prática, conseguimos contemplar todos os presentes entre eles técnicos, atletas, estudantes de educação física e os pais”.



João Carlos também confirma o que Galega tinha dito pra natação potiguar: “A clínica dirigida pelo coach Alexandre Pussield trouxe para todos os participantes várias novidades e também serviu para todos nós da natação do RN”.


A programação do evento abordou os conteúdos:
·        Técnica de crawl e costas – teórica
·        Técnica de crawl e costas – prática
·        Palestra para os treinadores – Planejamento & treinamento
·        Técnica de peito e borboleta – teórica
·        Técnica de peito e borboleta – prática
·        Fundamentos de saídas, viradas, chegadas.
·        Treinamento – fundamentos.
·        Palestra para os pais – “Fazendo seu filho campeão”
















Sem dúvida alguma, a Clínica ministrada em Natal pelo coach Alexandre Pussield trouxe uma renovação para o trabalho de técnicos e professores em prol da natação. A presidente da FAN projetou algo positivo para a comunidade aquática: “Minha expectativa é de que o nível da Natação do Estado melhore com todo esse aprendizado”.

O enfoque voltado para a competitividade conseguiu instigar os nadadores presentes, principalmente quando Pussield incitou a ser mais veloz que o homem mais rápido no 50m Livre. Embora os nadadores não esperassem ou ainda tivessem aquela ideia retrógrada de que jamais conseguiriam, as dicas proferidas mostraram que sim, qualquer um pode se tornar capaz de ser mais veloz, mais ágil, mais resistente. Pra isso, é preciso amar esse esporte chamado natação.







Confira algumas fotos cedidas do evento:

























  
 
Franklin F. Rodrigues
Editor, escritor e administrador do blog.
Atleta amador de natação competitiva, com vasta experiência em treinamento pessoal aplicado com resultados otimizados, formação em curso de natação competitiva internacional e arbitragem oficial de natação. Como espectador, participou de um de seus maiores sonhos na natação – Jogos Olímpicos Rio 2016, e apoia as futuras gerações de nadadores do Brasil.




Comentários

Postagens mais visitadas