Nadador potiguar é bicampeão brasileiro master

A natação potiguar volta a se orgulhar pelas atuais conquistas do nadador master Paulo de Tarso. Participando do 58º Campeonato Brasileiro Master de Natação realizado em Uberlândia/MG, o nadador potiguar conquistou 04 medalhas e tornou-se o maior nadador potiguar medalhista de ouro em campeonatos brasileiros. O evento foi promovido pela ABMN, entidade ligada à CBDA com permissão de gerenciar campeonatos masters.


O 58º Campeonato Brasileiro Master de Natação teve participação de 590 atletas inscritos, de 17 Estados, reunidos pelo ideal da prática do melhor esporte do mundo: a natação. A competição marcou novos 76 recordes brasileiros e 41 sul-americanos. A equipe do RN Master inicialmente havia sido formada por 04 atletas, porém alguns problemas de ordem superior forjaram a participação apenas do Paulo de Tarso (60+) e do Antônio Afonso (55+), ambos medalhistas e que fizeram a equipe figurar a 20ª colocação geral por equipes pequenas.

Antônio Afonso medalhou prata pela RN Master

Paulo de Tarso: bicampeão brasileiro master


Superando suas próprias expectativas, o Antônio Afonso conquistou 02 pratas e 04 medalhas de honra (04º ao 08º lugar). Já o Paulo de Tarso conquistou 02 ouros, 01 prata e 01 bronze e tornou-se o potiguar com o maior número de ouros em campeonatos brasileiros: 05 no total.

Segundo o Paulo de Tarso, “a ABMN foi perfeita em tudo: horário seguido à risca, arbitragem perfeita e o restante da estrutura do clube nota mil”. O potiguar conta que Uberlândia foi uma “escolha perfeita”. “É uma região pouco conhecida, e para mim foi suprema encontrar uma cidade estruturada e muito organizada”.

Contando com os ótimos resultados no brasileiro de Uberlândia, Paulo de Tarso observa que:

Hoje vejo que perdi muito tempo fora das piscinas e que poderia ter ganho em muitas outras competições, como fiz em Uberlândia. A natação master é muito positiva em todos os sentidos, nas amizades, na saúde e no espírito de competitividade que a vida do dia a dia exige hoje

Por outro lado, o potiguar compara o nível dos nadadores do centro-oeste com os nordestinos e lamenta:

Com relação ao nosso Master não tenho boas perspectivas. Se quisermos ter maior participação, indico que participem também dos estaduais de outros Estados, como PB e PE. (...) Nessa competição de Uberlândia, me surpreendeu o número de atletas com idades até 35 anos. Isso deveria servir de exemplo para as federações nordestinas incentivarem os atletas nessas faixas de idades



Com o bronze no 100m Livre, a prata no 50m Borboleta e os ouros no 50m Costas e no 50m Livre, Paulo também incentiva os nadadores mais novos a não deixarem a natação de lado por falta de patrocínio:

Não esperem serem resgatados como eu fui para voltar a nadar tão tardiamente. (...) Espero que eu esteja plantando uma semente de incentivo a todos os atletas que participam hoje das competições Master e para aqueles que estão parados, que venham para as piscinas”.


A comunidade aquática potiguar parabeniza os nadadores que representaram a equipe do RN Master e renova com o seu exemplo a disposição de continuar fazendo deste esporte o melhor do mundo. Vamos que vamos... nadar!

Confira os links:
Resultado Final
Recordes
Troféu eficiência
Quadro de medalhas
Pontuação das equipes



Comentários

Postagens mais visitadas