Acadêmicos campeões brasileiros na Copa Brasil

Uma curiosidade sobre a equipe RN Master demonstra que 09 dos 19 atletas ou seja, praticamente metade dos membros era atletas acadêmicos ou representantes de instituições universitárias nos campeonatos estaduais locais. Não bastassem as 65 medalhas conquistadas a finco durante a XXII Copa Brasil Master de Natação, a equipe RN Master tinha professores, alunos e representantes universitários inseridos nas disputas por representar o Estado a nível nacional.


UNI-RN
Paulo Sérgio Santa Rosa Castim
Professor
Ouro no 100m costas

UFERSA
Gustavo Henrique Gonzaga da Silva
Professor
02 ouros: 100m Borboleta e Rev. 4x50m Livre 160+
Ana Lúcia Silva Souza
Professor
02 ouros: 50m e 100m Peito
Hélcio Wagner da Silva
Professor
02 bronze: 50m e 100m Borboleta

UFRN
Marcia Regina da Silva Pedrini
Professora
Ouro no 100m Peito
Maria Clara Siqueira de Almeida
Aluna
03 ouros: 200m Medley, 50m Borboleta e 400m Livre
Tácio Ramon da Silva Santos
Aluno
Bronze no Rev. 4x50m Livre 120+
Gerson Edmo Lira Filho
Representante
09º no 50m Costas
Paulo Wagner Del Carbon e Maciel
Representante
Ouro no Rev. 4x50m Livre 160+

O coordenador-adjunto do curso de Educação Física da UNI-RN, Paulo Castim, mostrou que também é um excelente atleta ao vencer o 100m Costas na categoria 55+: “Um sonho realizado. Hoje sou campeão brasileiro de natação. Obrigado, Senhor”, postou Castim numa rede social.

Paulo Castim, coordenador-adjunto da UNI-RN
Campeão brasileiro no 100m Costas


Já o professor universitário Gustavo Silva (UFERSA) falou de sua participação na Copa ao ter conquistado dois ouro nas provas de 100m borboleta e Revezamento 4x50m Livre 160+:

O evento foi muito bem organizado pela ABMN e seus parceiros. A divulgação imediata dos resultados das provas e dos recordes também deve ser destacada. O local do evento, a Vila Olímpica Parahyba possui uma infra-estrutura excelente para a realização de competições de natação de alto nível. Acredito que a Copa Brasil em João Pessoa revelou que a natação master do RN não tem apenas quantidade, mas também qualidade. O reflexo disto foi o quadro de medalhas, onde ficamos em quarto lugar dentre 33 equipes participantes. No entanto, o mais importante é notar que tivemos muito mais medalhas de ouro do que de prata ou bronze. A equipe RN Master obteve 16 medalhas de ouro, 14 de prata e 11 de bronze. Este resultado final demonstra que além da quantidade tivemos também qualidade nas nossas conquistas. Outro destaque foram os dois recordes brasileiros obtidos pela nadadora Maria Clara. Espero que com estes resultados excelentes que obtivemos, outros nadadores do Estado se interessem pela natação

Foto: Franklin Rodrigues (arquivo pessoal)


Questionado sobre seus resultados pessoais, o prof. Gustavo afirmou:

Fiquei muito contente de ter sido campeão em uma prova individual e principalmente numa prova de revezamento que dou muito valor, pois é um momento ímpar na natação onde podemos participar com nossos amigos de uma prova que exige o esforço coletivo. Depois da Copa Brasil em João Pessoa, posso dizer que sou campeão brasileiro tanto no individual quanto no revezamento

Além disso, uma observação valiosa foi muito bem destacada:
A integração dos nadadores de Natal e de Mossoró é um diferencial no RN, pois na maioria dos Estados do Nordeste as equipes são formadas exclusivamente por nadadores das capitais sem a participação de atletas do interior. Dá pra dizer que somos uma grande família de nadadores, onde o interesse coletivo sempre suplanta o individual”.

Foto: Franklin Rodrigues (arquivo pessoal)

 

Comentários

Postagens mais visitadas