A voz da experiência potiguar na Copa Brasil

As conquistas inéditas da equipe RN Master durante a Copa Brasil Master de Natação, realizada em João Pessoa/PB, tiveram importantes contribuições de atletas atuais e ex-competidores de gerações passadas. Um evento que marcou a presença de nadadores que fundaram equipes, outros competiram ao lado de expoentes como Djan Madruga e Marcus Mattioli nas décadas de 70 e 80. Confira a opinião dos campeões Paulo Castim e Paulo de Tarso que integraram a equipe RN Master, subindo ao pódio em diversas provas:



Paulo de Tarso (60 anos)
Sou atleta das antigas, iniciando na primeira equipe de natação no Aeroclub. Logo depois formamos a equipe do América. Fui o primeiro atleta do Estado a baixar de 01 minuto no 100m Livre. Parei de nadar em 1974. Voltei a competir no Norte-Nordeste e Centro-Oeste que foi realizado em Natal, há 09 anos. Para a Copa Brasil, treinei apenas 06 dias alternados.  Achei muito bom e principalmente por ter integrado a equipe RN Máster, onde fui muito bem recebido. Mesmo ganhando dois ouros, foram resultados esperados por não ter treinado o suficiente, mas não são resultados satisfatórios para mim. Agora, estou treinando com metas, para novas competições e com certeza outros resultados. A equipe do RN teve bons resultados e recordes, e nada foi divulgado na imprensa. Uma pena que só falam em futebol

Paulo Castim (56 anos)
Nadei com o finado Rômulo Arntes, o Djan Garrido Madruga e Marcus Mattioli. Zezé (José Renato Freire, +1998) também foi meu técnico nos JEBs 1977, quando fui quarto empatado com o terceiro. Visitei Zezé todos os dias antes dele morrer.
O evento foi ótimo. É sempre uma honra participar da equipe do RN e da próxima vez espero ajudar mais. Os meus resultados são mais que satisfatórios e agradeço a Deus e à minha família. Para quem teve apenas 23 dias para treinar, só consegui perder 05kg e por conseguinte treinar para perder peso em vez de adquirir velocidade, mas espero que dê tempo de fazer isso tudo daqui para o brasileiro máster no RJ. No mês passado, por causa do técnico Arnaldo Costa, voltei a participar do campeonato da FAN, mas a última competição importante foi o Norte-Nordeste e Centro-Oeste em 2006, aqui em Natal.  Tinha 45 anos. Com treino, posso tentar obter melhores colocações. Afinal, meus melhores tempos nos 100m costas:
  • JEBs 1977 em Brasília/DF (4º do Brasil), com 1’07’’
  • JUBs 1984 em Natal/RN (3º do Brasil), com 1’03’’
Com treino tentarei chegar perto dos meus melhores tempos



Comentários

Postagens mais visitadas