Seus peixinhos dentro d'água - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Seus peixinhos dentro d'água

Compartilhe
Considerado um esporte completo e acessível para pessoas de diversas idades, a natação pode contar com fatores positivos para quem quer começar a praticar uma atividade física. E quem mais tem a ganhar com essa escolha são as crianças, que tiram vantagem de uma modalidade de baixo impacto na estrutura óssea e eficaz para o condicionamento físico.


Para os pequenos, além de prazerosa, a prática da natação estimula o sistema cardiovascular, melhora o sono e ajuda a evitar doenças relacionadas ao sistema respiratório. A modalidade ainda colabora para uma adaptação mais rápida à água e à coordenação motora.

Considerado um esporte individual, a prática exige dedicação, concentração e ensina que os resultados dependem do que é feito nos treinos. Dessa forma, quando for refletir sobre os fatores que influenciaram no seu desempenho, a criança pode olhar pra trás e aprender com seus atos.



Fases do aprendizado
0 a 5 anos – treinamento lúdico, brincadeiras e adaptação ao meio aquático. Como não tem memória antiga, o cérebro da criança está mais apto a aprender novidades.

06 a 08 – aperfeiçoar as técnicas dos movimentos auxilia no desenvolvimento da coordenação motora.

09 a 11 – participar de festivais de natação sem o caráter competitivo. Com o domínio dos quatro estilos (crawl, peito, costas e borboleta), é possível iniciar o trabalho de saídas, viradas e aumentar o volume de treinos.

12 a 15 – já podem competir com mais intensidade e em torneios de âmbito regional e nacional. O trabalho pode ser complementado com exercícios fora d’água e suplementos nutricionais.

Cuidados
Antes de escolher a escola ideal para o seu filho:
– Certifique-se de que os profissionais estão habilitados pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF);

– Confira não só a piscina da escola, mas também o vestiário. As dependências do local devem estar sempre higienizadas e organizadas;

– Verifique as condições da água.



Fonte: Ativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes

Pages