Campeonato Maria Lenk renova natação brasileira - Natação do RN

Natação do RN

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Campeonato Maria Lenk renova natação brasileira

Compartilhe
O então campeonato mais disputado do Brasil marcou a renovação da natação brasileira, contando com a presença do nosso nadador olímpico Marcos Macedo. Conquistas incríveis como o ouro de Nicholas Santos no 50m Borboleta acirraram as disputas durante os dias 02 a 06 de maio, no Parque Aquático Maria Lenk, que leva o mesmo título do campeonato. O campeonato também foi seletiva para o Mundial de Budapeste (HUN) a ser realizado entre 14 a 30 de julho e mundial Júnior, em agosto, Indianápolis (EUA).

Parque Aquático Maria Lenk, Rio de Janeiro/RJ
Foto: CBDA


Após um período conturbado envolvendo dirigentes da CBDA, a renovação da natação brasileira tem se mostrado ingênua, mas decidida a tomar novos rumos. Tanto os resultados se mostraram otimistas dentro d’água, quanto as últimas notícias apontam para o próximo dia 09 de junho as eleições enfim, para a presidência da CBDA. Nadadores como Cesar Cielo e Joanna Maranhão marcaram presença com ótimos resultados, além do então máster de 37 anos, Nicholas Santos, que fez simplesmente o melhor tempo do mundo no 50m Borboleta com 00’22.61’’.
 
Nicholas pulverizou o recorde brasileiro
e fez o melhor tempo do mundo no 50m Borboleta
Foto: CBDA

O nadador potiguar Marcos Macedo havia começado bem a competição durante as eliminatórias do 100m Borboleta, quando foi pra final com o 3º melhor tempo. Chegou a passar os primeiros 50 metros também em 3º, porém faltou resistência no final da prova para garantir um lugar ao pódio. A pesar da 6ª colocação final na prova, “Marquinhos” havia feito a penúltima pior parcial dos últimos 50 metros no 100m Borboleta, ou seja, seu tempo na final aumentou em quase 01 segundo em relação às eliminatórias.
 
"Marquinhos" durante o 100m Borboleta
Foto: CBDA

Nadando o 100m Livre, nosso nadador olímpico também havia começado muito bem nas eliminatórias chegando a passar em 4º lugar nos primeiros 50 metros, atrás de Cesar Cielo, Bruno Fratus e Marcelo Chierighini, mas acabou em 11º e foi pra final B (sem disputa de medalha, valendo apenas pontuação pra equipe). Na Final B, “Marquinhos” voltou a passar muito bem em 2º lugar nos primeiros 50 metros. Finalizando a prova do 100m Livre, acabou na 15ª colocação, piorando o tempo em 60 centésimos.

Dados coletados do site da CBDA

Vale observar a inédita participação do nadador potiguar desta vez pela equipe do CEI/RN diante de grandes e tradicionais equipes que disputam o Maria Lenk, como o Pinheiros que foi o campeão geral de 2017, seguido do Minas Tênis Clube e da Unisanta.
 
Nosso campeão olímpico Cesar Cielo de volta às piscinas
Foto: CBDA

O campeonato que teve participação de 318 atletas de 40 clubes inscritos registrou 07 novos recordes brasileiros, com destaque para a atleta Joanna Maranhão no 400m Livre e 200m Borboleta e que também foi a atleta mais eficiente do campeonato. O nadador-revelação do ano, Guilherme Costa, de apenas 19 anos, também foi destaque ao quebrar o recorde do 1500m Livre com 15’06.35’’.


 
Franklin F. Rodrigues
Editor, escritor e administrador do blog.
Atleta amador de natação competitiva, com vasta experiência em treinamento pessoal aplicado com resultados otimizados, formação em curso de natação competitiva internacional e arbitragem oficial de natação. Como espectador, participou de um de seus maiores sonhos na natação – Jogos Olímpicos Rio 2016, e apoia as futuras gerações de nadadores do Brasil.
Tópicos relacionados




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversariantes

Pages